como acontece a vingança no livro o conde de monte de cristo
Soluções para a tarefa
Todos os inimigos de Monte Cristo são homens muito ricos e importantes, formando o centro da vida social e política de Paris. A chegada de Monte Cristo em Paris causa uma grande sensação, pois sua fortuna é imensa. De fato, todos estão ansiosos a se associar com este grande homem, o que é excelente para os planos de Monte Cristo.
O Conde, disfarçado como um abade, procura Caderousse e o encontra ainda como um homem pobre e ressentido. Ele dá a Caderousse um diamante, mas sabe que isto somente causará problemas para o alfaiate, pois sua ganância é grande demais para que ele se satisfaça com tão pouco. Na verdade, o diamante é parte da lenta punição de Caderousse. Em pouco tempo, o alfaiate começa a decair. Ele mata um joalheiro, depois mata a própria esposa e acaba sendo jogado na prisão. Monte Cristo, disfarçado como o rico Lorde Wilmore, ajuda Caderousse a fugir da prisão. Caderousse então tenta roubar o Conde, ainda sem saber que ele é Dantès. Durante essa tentativa de roubo, o alfaiate é mortalmente ferido pelo seu cúmplice, Benedetto. Enquanto Caderousse agoniza, o Conde sussurra sua identidade no seu ouvido. Caderousse clama pela piedade de Deus antes de morrer.
Fernando Mondego tornou-se um herói militar ajudando os gregos a se libertarem dos turcos, ganhando como consequência uma grande fortuna e o título de Conde de Morcerf. Ele tinha se casado com Mercedes, que tinha perdido toda a esperança de rever Dantès e que nada sabia da participação de Fernando na prisão do seu amado. Monte Cristo destrói Mondego ao revelar para toda a sociedade parisiense a sua conduta militar traiçoeira. Morcerf termina se suicidando.
O Sr. de Villefort tinha se casado duas vezes, tendo uma filha do primeiro casamento, chamada Valentina, e um filho do segundo casamento. O Conde destrói Villefort através de um jovem chamado Andrea Cavalcanti, que ele introduz na sociedade parisiense. Benedetto, aliás Cavalcanti, é o filho de Villefort com a sra. Danglars. Muito tempo atrás, Villefort tinha tentado sepultar vivo o recém-nascido, mas Bertuccio, agora servo de Monte Cristo, tinha desenterrado o bebê, salvando-o. O crime de Villefort é revelado num tribunal, uma vez que Cavalcanti está sendo julgado como um prisioneiro fugitivo. Assim, Villefort é destruído. Villefort acaba enlouquecendo.
Danglars tinha se tornado num rico banqueiro. O Conde destrói Danglars abrindo crédito de seis milhões de francos com ele. O dinheiro vem numa excelente hora, pois Danglars estava em dificuldades financeiras. No entanto, subitamente Monte Cristo pega um empréstimo de cinco milhões em dinheiro. Isto faz com que Danglars não consiga mais manter a sua firma.
Danglars resgata seus cinco milhões de francos da firma de Monte Cristo na Itália. Assim que ele recebe o dinheiro, bandidos ligados ao Conde raptam Danglars e o mantém prisioneiro. Os bandidos o arruínam, exigindo somas exorbitantes por pequenas quantidades de comida. Danglars fica rapidamente sem nada e seu cabelo fica totalmente branco durante seu breve cativeiro. Monte Cristo não deixa de informar Danglars sobre sua verdadeira identidade.
Assim, a vingança do Conde agora está completa. Todos os seus inimigos tinham sido castigados de forma lenta, conforme ele desejava. Monte Cristo tem um último encontro com Mercedes. Ela diz que irá entrar para um convento e levar uma vida de orações. Quanto a Albert, ele partiu sob o nome de solteira da sua mãe para reconstruir seu futuro no exército.
Como sua obra estava terminada, o Conde de Monte Cristo precisa partir. Depois de deixar a maioria dos seus bens para Maximiliano Morrel e Valentina, aos quais ele deseja toda a felicidade e um amor eterno, ele parte num navio com Haydée, seu novo amor, em busca do seu próprio futuro