Como acontece a coleta e separação do lixo nas cooperativas de reciclagem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá !
Explicação:
Na prática, as cooperativas de reciclagem desenvolvem todo o processo de separação do lixo, tratamento dos materiais recicláveis e, após, os enviam às empresas recicladoras que comercializam esses materiais.
Para isso, uma série de etapas acontece:
Coleta: nesta etapa, os catadores coletam o lixo reciclável como alumínio, papel, plástico e vidro, e entregam à cooperativa. Os catadores podem ser autônomos – que vendem o que catam à cooperativa – ou mesmo associados das cooperativas.
Triagem: quando o material chega às cooperativas, ele precisa ser separado para que nas empresas recicladoras sejam tratados e reciclados, portanto, devem ser colocados em seus respectivos reservatórios, de acordo com o tipo de cada material.
Prensa: o material já separado é prensado e, para que isso aconteça, são utilizadas grandes prensas que compactam o material em grande quantidade. São esses “fardos” que são, depois, vendidos para as empresas recicladoras.
Venda: nessa última etapa do processo de reciclagem, todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que fazem o processo de reciclagem, tornando a usar esses materiais como matéria-prima.
Resposta:
A população do Brasil produz, anualmente, mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo que muito disso poderia ser reciclado. Ao separar corretamente cada material com capacidade de reaproveitamento, inicia-se o valoroso trabalho das cooperativas.
Ao serem encaminhados para o serviço de coleta seletiva da cidade ou doados à pessoas que atuam com a recolha desses materiais, os resíduos chegam à cooperativa de reciclagem, onde será feita uma triagem. Lá, serão separados nas suas diversas categorias: plástico, vidro, papel colorido, papel branco, papelão, jornais, entre outros. O processo de separação é complexo, pois muitas embalagens podem cortar as mãos dos trabalhadores, como as latas e os vidros.
Feito o procedimento, os sacos com cada tipo de resíduo vão para a fase de prensagem, em que uma máquina prensa os materiais para compactá-los e, assim, facilitar o transporte para venda à empresas que fazem o processo de reciclagem. Então, eles serão transformados em matéria-prima, que dará origem a novos produtos.