como acontec o processo de crescimento nas plantas e nos animais
Soluções para a tarefa
O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc).
Fatores internos que influenciam o crescimento (Fitohormônios):
Auxinas: Oriundas de meristemas de raízes e gomos, as auxinas atuam estimulando o crescimento celular, alongando raízes e caules das plantas e também atuam no desenvolvimento dos frutos. O ácido indolacético é a principal auxina encontrada nas plantas, conhecida pela sigla AIA e controla muitos processos metabólicos das plantas.
Giberelinas: Oriundas dos cloroplastos e tecidos das folhas, as giberelinas atuam estimulando o alongamento de caules e gomos, e também no desenvolvimento do fruto. Possuem como característica promover a germinação das sementes e estimular a floração de algumas plantas.
Citocinas: Presente em vários tecidos das plantas, as citocinas atuam estimulando a divisão celular, promovem o desenvolvimento de gomos laterais e retardam o envelhecimento das plantas.
Etileno: O Etileno é produzido nos tecidos de raízes e folhas envelhecidas. Atua estimulando a abscisão das folhas, promove a maturação dos frutos e também inibe o crescimento das raízes e dos gomos laterais. Quando os frutos iniciam o processo de amadurecimento são produzidos os estilenos, fazendo com que o processo se acelere.
Ácido abscísico: Produzido nas folhas, o ácido abscísico atua estimulando a abscisão das folhas e também agem inibindo a germinação das sementes e desenvolvimento de gomos. O ácido abscísico também promove o fecho dos estomas (estruturas celulares responsáveis pela troca gasosa das plantas com o meio ambiente) em plantas com déficit de água.
Geotropismo: É um tipo de movimento orientado que acontecem em várias partes das plantas. Pode ocorrer o geotropismo positivo (crescimento das raízes no sentido na direção da gravidade) ou negativo (crescimento dos órgãos aéreos no sentido oposto ao da força da gravidade).
Quimiotropismo: É um tipo de movimento orientado a uma fonte de estímulo químico.
Tigmotropismo: É um tipo de movimento onde as plantas crescem curvadas, através de um estímulo mecânico. Quando as plantas entram em contato com algum tipo de objeto consistente, elas crescem em torno dele. Exemplo: Gavinhas
Nastismo: Este tipo de movimento não é orientado e independe da direção ou da origem do estímulo.
Os principais Natismos são:
Fotonastismo: São movimentos das pétalas das flores que se deslocam em curvatura para a base da corola. Exemplo: Dama da Noite
Tigmonastismo e Quimionastismo: Estes movimentos acontecem em plantas insetívoras ou plantas carnívoras, que em contato com um inseto ou outro animal de pequeno porte, fecham suas folhas e devido à presença de enzimas digestivas matam e nutrem-se destes animais.
Crescimento Animal
O crescimento e o desenvolvimento são processos fundamentais na vida animal: o crescimento está relacionado com o aumento de massa e volume resultando em um maior tamanho do organismo, enquanto o desenvolvimento diz respeito à diferenciação dos órgãos e dos tecidos (mudança na forma). Ambos apresentam padrões específicos nas diferentes espécies. O crescimento de um organismo ocorre dentro de limites genéticos que são inerentes às espécies e o seu controle é regulado por hormônios.
De um modo geral, durante a vida embrionária e pós-embrionária observa-se uma espécie de antagonismo entre crescimento e desenvolvimento, os quais ocorrem em tempos diferentes e rítmos diversos.
Um aumento no tamanho da célula pode ocorrer por simples ganho de água. Porém, essa tumefação não é considerada como crescimento. O termo crescimento restringe-se aos processos de adição da matéria viva ao corpo, relacionados com a síntese de proteínas.
Além dos fatores intrínsecos (genéticos e fisiológicos) que interferem na taxa de crescimento, fatores ambientais tais como temperatura e disponibilidade de nutrientes, assim como fatores hormonais, cuja atuação é diversificada, desempenham importante papel no processo de crescimento.
O crescimento normalmente não ocorre de modo uniforme em todas as partes do organismo, o que determina a alteração das suas proporções ao longo do processo. Esse crescimento desproporcional ( ou alométrico) deve-se a vários fatores que vão desde a adequação funcional à alteração das relações superfície-volume até as diferenças de pressões seletivas com que estes se deparam nos diferentes estágios de seu ciclo de vida.
Muitos organismos podem apresentar um crescimento indeterminado, no qual a taxa de aumento de massa, embora sofra progressiva redução, mantém valores positivos durante toda a vida (exemplos: peixes, tartarugas, jacarés) Outros organismos apresentam um crescimento determinado, o qual em um dado momento da vida do animal, pára completamente (exemplos: mamíferos, lagartos, aves).