História, perguntado por eduardoherique1, 1 ano atrás

como acomteceu a revolução russa 1917

Soluções para a tarefa

Respondido por daniesasd
5
No início do século XX, a Rússia ainda tinha como forma de governo o Czarismo (Autocracia ou absolutismo), baseado no direito divino dos reis e apoiado por uma vasta burocracia e pela Igreja Cristã Ortodoxa. Com mais de 170 milhões de habitantes, a Rússia tinha a maior população entre os países europeus, mas tinha 80% de sua população habitando o campo. Apesar de a servidão ter sido abolida em fins do século XIX, as terras eram muito caras e a maioria dos camponeses não tinha como adquiri-las. As atrasadas técnicas agrícolas não ajudavam a produção a se desenvolver. Dentro do sistema político russo estavam proibidos os partidos políticos (se existiam era na clandestinidade), sindicatos, greves, jornais de oposição. O império russo era também considerado a prisão dos povos, devido a grande quantidade de povos submetidos. Esses povos eram impedidos até de falar seu próprio idioma, sendo praticamente obrigados a adotar a cultura russa. Contra os judeus, por exemplo, eram realizados os pogroms (linchamentos), com a conivência das autoridades. A indústria russa nasceu dependente do capital estrangeiro. As fábricas que se montavam (metalurgia, mineração, etc.) dependiam de investimentos externos, Czar Nicolau II e sua família uma vez que o Império Russo não apresentava uma classe social capaz desse tipo de empreendimento. No início dessa “Revolução Industrial” a classe operária que se formava, vivia e trabalhava em condições precárias, sem legislação trabalhista e com extensas jornadas de trabalho de mais de 14 horas por dia. Na luta por melhorias, os operários fundaram o Partido Operários Social Democrata Russo (POSDR), em 1898. Entre seus principais líderes encontravam-se Lênin e Trotski.
Em 1903 o partido dividiu-se em dois blocos, os Bolcheviques e os Mencheviques. Os Mencheviques visavam alianças com a burguesia para derrubar o Czar e implantar um regime liberal no Rússia. Pensavam ser necessário desenvolver plenamente o capitalismo, para adiante ir para o socialismo. Os Bolcheviques, por seu lado, defendiam a implantação imediata do socialismo. O Ensaio Geral Revolucionário de 1905 Em 1904 o Império Russo entrou em guerra contra o Japão (Guerra RussoJaponesa), disputando territórios na Manchúria e Coréia. Com a derrota, vieram problemas econômicos e críticas ao Czarismo. Enquanto isso, o povo faminto clamava pela ajuda do Czar, fazendo manifestações em São Petersburgo. A guarda pessoal do Czar acabou disparando fogo e matando dezenas de russos no episódio conhecido como “Domingo Sangrento” de 1905, que desencadeou uma série de revoltas de trabalhadores urbanos, camponeses e mesmo militares contra o governo.
A revolta foi controlada quando as tropas derrotadas pelo Japão voltaram do extremo oriente e o imperador prometeu a criação da Duma (parlamento). Em meio a revolta, porém, nasceram os soviets, conselhos do povo, organizações populares que seriam a base da revolução de 1917.
A Revolução de 1917 Em 1914, a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial. Porém, em pouco tempo, os russos perceberam seu atraso frente às potências imperialistas. Sofrendo pesadas derrotas na frente de batalha, o povo russo passava a pedir o fim do Czarismo. Assim eclodiu a Revolução Russa.  

bakugan: '-' quantos detalhes... ja pode virar editora de um livro! kkkk
bakugan: com isso ja posso tirar um 10, obrigado =P
Perguntas interessantes