Química, perguntado por layssoares4074, 1 ano atrás

Como ACIDO temos alguns exemplos como: COOH à ácido fórmico (proveniente das formigas) e CH3COOH à ácido acético (extraído no vinagre, acetum – azedo); e como exemplos de BASES temos: hidróxido de amônio (NH4OH) e hidróxido de sódio (NaOH)." Diferencie esses dois elementos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Cadicoestudioso
0

Resposta:

Existem teorias ácido-base que servem para caracterizá-los.

Segundo a teoria de Arrhenius os ácidos em meio aquoso são capazes de liberar prótons (H+) e as bases são capazes de liberar hidroxilas (HO-). E isso caracteriza/define o que é um ácido ou uma base.  

Exemplo:

NaOH + H2O -> Na+ + HO- (Quando eu coloco NaOH em água, ocorre a dissociação dos íons, ou seja, a separação deles. Em íon sódio (Na+) e hidroxila (HO-) e por liberar hidroxila, isso caracterizaria o hidroxido de sódio como base.

Um outro exemplo é usando HCl (um ácido inorgânico) e o HCOOH.

HCl + H2O = H+ + Cl-

HCOOH + H2O = HCOO- + H+

No caso dos ácidos em meio aquoso ocorre uma ionização, ou seja, quebra de uma ligação e a formação de íons.  Por ambos liberaram o íon (H+) são caracterizados como ácidos.

Vale ressaltar que no caso do formaldeído (ácido fórmico) o hidrogênio retirado é o que está conectado ao oxigênio. (O oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio deslocando, portanto, os elétrons da ligação para mais perto dele e, então, torna-se mais fácil abstrair (retirar) o H+ utilizando uma base ou uma substância anfótera.

Existem outras teorias como a de Lewis e Bronsted- Lowry. São teorias mais sofisticadas, porém, simples.

Para Bronsted-Lowry bases são capazes de receber prótons (H+) e ácidos são capazes de doar prótons (H+).

E para Lewis ácidos são capazes de receber pares de elétrons e bases doam pares de elétrons.

Das três teorias citadas, a de Lewis é a mais ampla, seguida por Bronsted e a de Arrhenius que é mais limitada. Espero ter te ajudado.  

Perguntas interessantes