História, perguntado por luizagoncalvess, 1 ano atrás

Como acabou a revolta de canudos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por jaden
1
No final do seculo XXI o arraial de canudos se ergue no interior da Bahia,mais de 20 .000 sertanejos se reúnem em torno de antônio conselheiro,um beato que pregava seus princípios religiosos em peregrinações pela caatinga,conservador, não reconhecia o casamento civil,apenas o religioso,ignorava a cobrança de alguns impostos pelo governo,dizia ser um profeta que previa a volta de dom sebastião,um antigo rei  português, aos poucos antônio foi ganhando fama, então o movimento por ele organizando logo se tornou uma ameaça para a republica, a igreja e latifundiários expedições militares foram enviados para combater os sertanejos.Após 3 derrotas humilhantes, o arraial de canudos é arrasado pela 4° expedição.Em 1897  foi enviado um exercito de homens com isso, guerra de canudos termina de forma trágica para milhares de brasileiros.O resultado foi a destruição total,mataram grande parte da população ,degolaram centenas de prisioneiros,já antônio conselheiro não se sabe exatamente a causa da sua morte,não se sabe se foi por ferimentos de granada ou devido á uma desinteria.
Respondido por falarodrigo
1
Estimada,

É preciso ressaltar que a guerra de Canudos foi um dos acontecimentos mais tristes e vergonhosos da história brasileira. Ela retrata quase uma história medieval, parecida com algumas cruzadas da Idade Média na Europa.

O cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, que, após descobrir que a esposa era infiel, foge para os sertões do Cariri, passando a viver como penitente por mais de quinze anos. Nesse período, acompanha e lidera grupos de penitentes, sendo conhecido como "Antônio Conselheiro" ou o "Bom Jesus".

Devido à seca terrível que assolava a região do interior, era comum encontrar grupos de miseráveis chorando e andando sem rumo pelas estradas e caminhos do sertão, na busca de ajuda governamental e auxílio para não morrer de fome e sede.  Com o fim da escravidão e a falta de trabalho nas fazendas, muitos ex-escravos vão em busca de se preparar para o fim do mundo e a vida após a morte, procurando o Antônio Conselheiro por acreditar que esse havia se tornado um santo. Mais do que isso, o governo brasileiro tomava os poucos bens que os pobres possuíam, como animais, agravando o problema da miséria e da desigualdade social no nordeste. Consciente de que não recebiam nada em troca dos impostos, os seguidores de Conselheiro se recusavam a pagar os impostos.

Em 1893, ele vai para a Bahia, para uma pequena vila chamada Canudos, que ele rebatizou de Belo Monte. Ele recebia todos os peregrinos e as terras e sua produção eram compartilhadas de forma comunal.

Os fazendeiros e outros poderosos da região, com medo e com raiva da saída dos pobres que trabalhavam em suas fazendas para irem vivem em Canudos, solicitaram ao governo que tomasse providências. Antônio Conselheiro foi considerado como contrário à República, de maneira que o exército foi enviado para enfrentar a vila de miseráveis que havia surgido em Belo Monte.

Por três vezes, os pobres de Canudos, com suas armas velhas, com a fome e a sede os assolando, ainda assim conseguiram derrotar o exército. Na quarta, milhares de crianças, mulheres, entre boa parte da população do local, foram mortos pelos canhões e armas do Exército brasileiro. O próprio Conselheiro também faleceu em meio aos ataques. A foto em anexo mostra os moradores de Canudos que foram capturados.

Sugiro, para complementar essa explicação, que veja o vídeo " Guerra de Canudos - filme completo ", bem como ler o livro " Os Sertões ", de Euclides da Cunha .

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes