Como a vida na nossa sociedade poderia ser mais pacífica se as pessoas demonstrassem maior respeito pelas outras?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sem respeito, a convivência entre pessoas com opiniões e estilos de vida diferentes seria completamente impossível. Embora nossa sociedade ainda tenha muito a melhorar nesse quesito, precisamos considerar que uma parcela significativa da população já tem o respeito como um valor presente em sua vida.
Explicação:
Existem algumas "regras de convivência" que ouvimos desde criança e crescemos convivendo com elas. Nossos pais nos ensinam que devemos respeitar o próximo porque isso é o correto, que não devemos julgar ninguém, que precisamos ser tolerantes, etc. Até que alguma coisa aconteça e nos faça criticar, julgar e tomar atitudes contraditórias.
Por exemplo, quem nunca viu alguém ser influenciado por amigos, parentes ou colegas de trabalho? Certas pessoas são facilmente contaminadas pelo mal e se deixam persuadir sem perceber, quando veem, já estão fazendo parte de grupinhos que adoram criticar ou ofender as minorias. Se ainda fizessem abertamente, saberíamos quem são e poderíamos tentar um esclarecimento. O pior é que se camuflam por trás de uma roupagem de "bom moço" e não conseguimos identificá-los.
Nessa geração atual, a forma de encarar o mundo é um pouco diferente, mais amena, suave, mas mesmo assim ainda vemos cenas de intolerância religiosa, sexual ou étnica.
Aí podemos ver o que acontece nas empresas do século 21: assédio moral, falsos líderes que agridem verbalmente suas equipes e colegas de trabalho, ofensas e outras aberrações laborais. Não nos damos conta, mas muitos profissionais são sufocados por tiranos diariamente, e precisam mentir para si mesmos que são felizes no trabalho, pois tem medo de trocar o certo pelo duvidoso, medo de mudar, renovar ou transformar sua vida.