Como a vegetação participa do ciclo de reaproveitamento do gás carbônico atmosférico?
Soluções para a tarefa
Resposta: O ciclo biológico do carbono, é a etapa que envolve os seres vivos. O ciclo biológico pode ocorrer tanto no meio terrestre quanto no aquático.
O principal processo envolvendo os seres vivos é o de fotossíntese. Nela os organismos autotróficos fotossintetizantes retiram o gás carbônico da atmosfera e eliminam, durante o processo, oxigênio, que será utilizado por alguns seres vivos no processo de respiração. Na fotossíntese o carbono retirado da atmosfera será utilizado na fabricação de moléculas orgânicas.
(não sei se está certo, mas espero ter ajudado)
Resposta:
Resposta abaixo.
Explicação:
Sabemos que o carbono apresenta uma série de reservatórios, sendo alguns deles: os solos, as rochas, os ecossistemas aquáticos e a atmosfera. Nesses ambientes, o carbono está em constante circulação.
O gás carbônico (CO2) presente na atmosfera estabelece uma troca contínua com o ambiente aquático, uma vez que esse gás é solúvel em água. O CO2 presente na atmosfera também se movimenta devido à ação das chuvas, uma vez que ele se dissolve na água, formando uma solução ácida (H2CO3) capaz de promover a erosão de rochas silicatadas.
O processo de desintegração das rochas, chamado intemperismo, é responsável pela liberação dos íons Ca2+ e HCO3-. Quando levados para os oceanos, esses íons são utilizados por seres vivos na formação de conchas carbonatadas. As conchas, após a morte desses animais, acumulam-se no meio ambiente, passando a fazer parte do sedimento no fundo dos oceanos, o qual pode, após algum período, formar rochas calcárias. O sedimento do fundo oceânico participa ainda do ciclo tectônico, formando magma, que produz gás carbônico, o qual é liberado para a atmosfera pelos vulcões.
Percebemos, portanto, que o ciclo geológico do carbono garante a circulação desse elemento pela atmosfera, litosfera e hidrosfera, não envolvendo, nessa etapa, os seres vivos do ambiente.