Como a união soviética manteve controle político de alguns países do leste europeu após a segunda guerra mundial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após a 2ª Guerra Mundial, os países do Leste Europeu passaram a fazer parte do bloco soviético de Europa, sob o regime socialista imposto pela União Soviética. Na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética conseguiu alargar suas fronteiras mediante a ocupação das republicas bálticas (Estônia, Letônia, Lituânia).
Explicação:
Resposta:O tratado foi negociado pelos ministros das relações exteriores Viatcheslav Molotov para os soviéticos Joachim von Ribbentrop.Oficialmente, era apenas um tratado de não agressão, porém continha um protocolo secreto anexado, que previa a divisão do leste europeu em esferas de influência soviética e alemã. Foi prometida à União Soviética a parte oriental da Polônia, então habitada principalmente por ucranianos e bielorrussos, além da Letônia, Estônia e a Finlândia, com a Lituânia sendo adicionada em um segundo protocolo secreto assinado em setembro de 1939. Outra cláusula do tratado era que a Bessarábia, então parte da Romênia, deveria se juntar a República Socialista Soviética da Moldávia. Os objetivos estabelecidos no pacto foram alcançados dois dias após o colapso das negociações militares soviéticas com representantes britânicos e franceses em agosto de 1939, sobre uma potencial aliança franco-anglo-soviética. As discussões políticas foram suspensas em 2 de agosto, quando Molotov afirmou que elas não poderiam ser retomadas até que houvesse progresso nas negociações militares no final de agosto, após as negociações terem parado com as garantias para os países bálticos,enquanto as negociações militares sobre as quais Molotov insistia começaram em 11 de agosto.
Ao mesmo tempo, a Alemanha - com quem os soviéticos haviam iniciado negociações secretas em 29 de julho - argumentou que poderia oferecer aos soviéticos termos melhores do que a Grã-Bretanha e a França, com Ribbentrop insistindo: "não havia nenhum problema entre o Báltico e o Mar Negro que não pudesse ser resolvido entre nós dois". As autoridades alemãs declararam que, diferentemente da Grã-Bretanha, a Alemanha poderia permitir que os soviéticos continuassem seus desenvolvimentos sem serem molestados, e que "existe um elemento comum na ideologia da Alemanha, Itália e União Soviética: oposição a as democracias capitalistas do Ocidente". Naquela época, Molotov havia obtido informações sobre negociações anglo-alemãs e um relatório pessimista do embaixador soviético na França. Após discordâncias quanto à exigência de Stalin de mover as tropas do Exército Vermelho pela Polônia e Romênia (sendo que a Polônia e a Romênia se opunham), em 21 de agosto, os soviéticos propuseram o adiamento das negociações militares usando o pretexto de que a ausência de altos funcionários soviéticos nas negociações interferiram nas manobras de outono das forças soviéticas, embora a principal razão fosse o progresso nas negociações soviético-alemãs. Nesse mesmo dia, Stalin recebeu garantia de que a Alemanha aprovaria protocolos secretos ao pacto de não agressão proposto que concederia aos soviéticos terras na Polônia, nos Estados Bálticos, na Finlândia e na Romênia após o qual Stalin telegrafou a Hitler naquela noite que os soviéticos estavam dispostos a assinar o pacto e que ele receberia Ribbentrop em 23 de agosto.
Explicação: Espero ter ajudado