como a transpiração vegetal auxilia no transporte?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Respiração celular ;
Na grande maioria dos vegetais, a região epidérmica foliar é revestida por uma cutícula que impermeabiliza a folha, evitando a perda de água em excesso. Por isso, a transpiração cuticular corresponde a apenas 10 % da perda de água, que ocorre através de poros existentes na cutícula. Muitas plantas, como os cactos, possuem uma cutícula espessa para evitar a desidratação.
Cerca de 90 % da água perdida pela transpiração ocorre pelas células estomáticas que estão localizadas, principalmente, na epiderme inferior da folha. Cada estômato é formado por duas células clorofiladas, denominadas estomáticas ou células-guardas e uma abertura, o ostíolo. Observe a seguir.
Transpiração vegetal através dos estômatos
Transpiração vegetal através dos estômatos As células estomáticas assemelham-se a dois feijões com as concavidades dispostas frente a frente. Na face côncava a parede celular é mais espessa e forma uma abertura denominada ostíolo.
O mecanismo que controla a transpiração, por meio da abertura dos estômatos, pode ser resumido desta forma:
A água conduzida pelo xilema chega às folhas, alcançando o parênquima clorofiliano.
Como as células estomáticas são clorofiladas, ao realizarem a fotossíntese, tornam-se mais concentradas de glicose (produto da fotossíntese), obrigando-as a absorver água.
A água passa das células vizinhas às células estomáticas, que ficam túrgidas (cheias de água).
As paredes mais finas dessas células esticam-se, repuxando a parede mais espessa do ostíolo.
A parede espessa se afasta e provoca a abertura do estômato. Desse modo, ocorre a saída de vapor de água para o meio. Δ
Explicação: