História, perguntado por manureese, 10 meses atrás

como a trajetória política de Vargas é descrita por ele mesmo?

Soluções para a tarefa

Respondido por kaylanefigueiredo678
9

Resposta:

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19 de abril de 1882, na cidade de São Borja, localizada no estado do Rio Grande do Sul. A família de Vargas, formada por estancieiros, era rica e influente e chegou a ter influência política tanto em São Borja como no Rio Grande do Sul. Seu pai chamava-se Manoel do Nascimento Vargas, e sua mãe, Cândida Dornelles Vargas.

Getúlio era o terceiro filho e tinha quatro irmãos: Viriato, Protásio, Spartacus e Benjamin. Ingressou na carreira militar com 16 anos e atuou em um batalhão de São Borja, mas acabou sendo expulso da corporação com 18 anos de idade. Por causa da possibilidade de um conflito com a Bolívia, em 1903, Vargas ingressou novamente no Exército, mas acabou pedindo baixa no fim daquele ano.

Em 1911, Vargas casou-se com Darcy Sarmanho, filha de um estancieiro gaúcho. [1]

Em 1911, quando tinha 28 anos, casou-se com Darcy Lima Sarmanho, oriunda de uma família tradicional de São Borja (a família de Darcy também era de estancieiros). No casamento, Darcy tinha apenas 15 anos de idade. Desse casamento, nasceram Lutero, Jandira, Alzira, Manuel e Getúlio Filho.

Trajetória política regional

A trajetória política de Vargas começou a nascer quando ele decidiu ingressar na Faculdade de Direito de Porto Alegre, em 1904. Durante a sua graduação, Vargas fez parte do Bloco Acadêmico Castilhista, o que lhe aproximou do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O candidato apoiado por Vargas – Carlos Barbosa Gonçalves – acabou elegendo-se presidente (governador) do Rio Grande do Sul.

A aproximação de Vargas com o PRR e com o grande nome desse partido no Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, foi extremamente importante porque garantiu a entrada de Vargas na política gaúcha. Em 1908, elegeu-se deputado estadual do Rio Grande do Sul e abandonou sua função de segundo promotor público no Tribunal de Porto Alegre.

Como deputado estadual do PRR, Vargas cumpriu o mandato e foi eleito para um segundo mandato em 1913. Um desentendimento com Borges de Medeiros fez com que Vargas renunciasse ao seu cargo de deputado estadual, só retornando para a função em 1917, depois de ser novamente eleito.

O retorno de Vargas à vida política ocorreu pela reaproximação com Borges de Medeiros. Depois de ser eleito em 1917, foi reeleito em 1921. O novo mandato como deputado estadual foi interrompido porque Vargas foi eleito para ser deputado federal em 1922. Em 1923, estourou uma guerra civil no Rio Grande do Sul e Vargas foi enviado por Borges de Medeiros como tenente-coronel.

Vargas acabou não se envolvendo em batalha e retornou ao Rio de Janeiro, ainda em 1923, para cumprir seu mandato de deputado federal. Em 1926, Washington Luís tornou-se presidente do Brasil e, durante esse governo, Vargas foi nomeado para ocupar o Ministério da Fazenda, posição que ocupou entre 1926 e 1927.

Ainda em 1927, Getúlio Vargas foi escolhido por Borges de Medeiros como seu sucessor na disputa do governo do Rio Grande do Sul. Vargas acabou sendo eleito e assumindo como presidente de estado (governador) em 1928.


manureese: obrigada
kaylanefigueiredo678: de nada
kaylanefigueiredo678: coloca como melhor resposta
kaylanefigueiredo678: por favor
dekugamedyt: copiou do mundo escolakkkkkkkkkkkkkkkkk
Respondido por logabriell07
2

Getúlio Vargas foi um importante político Brasileiro, ele liderou a revolução de 1930 e impôs o Estado Novo. Vargas ficou por aproximadamente 20 anos no comando da nação Brasileira, até cometer suicídio em 24 de agosto de 1954, deixando a presidência e a sua famosa, carta testamento em que revela seu amor pelo Brasil e fala a célebre frase “Saio da vida para entrar na história''.

O que foi a Revolução de 1930:

A revolução de 1930 destituiu o então presidente Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas no poder colocando fim às repúblicas oligárquicas. A revolução foi articulado com forças políticas e militares dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do Sul, que alegava a existência de fraudes eleitorais, por isso Júlio Prestes não poderia assumir o governo.

Causas para a Revolução de 1930:

Havia um descontentamento da elite mineira com o protagonismo que São Paulo quebrou a política do café com leite ao não indicar um candidato à presidência do Estado de Minas Gerais.

Além disso, o modelo não agradava outros estados brasileiros que gostariam de ter uma maior participação política, a fim de participar das decisões econômicas e sociais do país.

A Elite Paulista sofreu com a crise de 1929, que derrubou o preço do café provocando danos à economia dos produtores, o que levou ao desemprego e grandes dificuldades financeiras.

Ademais, ainda existia um forte descontentamento dos oficiais de baixa patente do exército brasileiro que desejavam derrubar a república oligárquica e instituir uma nova forma de governo.

O Estado Novo

Esse foi o período em que Vargas, assumiu o poder de forma centralizada e perseguindo a oposição

Principais características do Estado Novo:

  • Fechamento do Congresso Nacional
  • Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
  • Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
  • O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
  • Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
  • Sindicatos controlados pelo Estado

Leia mais sobre Vargas em: brainly.com.br/tarefa/115588

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes