como a toxicidade do gás oxigênio ajudou na seleção natural?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Pela teoria de Oparim, no início da vida haviam células heterotróficas anaeróbicas que utilizavam da fermentação e liberavam CO2. Com essa abundância de CO2, células autotroficas anaeróbicas que usavam o CO2 começaram a se proliferar, e essas células liberavam O2, portanto, foram responsáveis pelo surgimento da atmosfera e do crescimento exponencial de células autotróficas/heterotróficas aeróbicas, que fazem uso do oxigênio. Assim, as próprias células anaeróbicas praticamente desapareceram devido ao resíduo que liberado por elas que foi o O2.
É preciso lembrar que isso ocorreu ao longo de milhões de anos e não de uma hora para outra, e que ainda existem células anaeróbicas que tiveram como ancestrais aquelas células primitivas.
O oxigênio livre nas células forma radicais livres que pode causar danos a ela, as células aeróbicas possuem moléculas carreadoras para evitar a presença do oxigênio livre na célula (por exemplo os citocromo). A evolução ocorre sempre no sentido da estrutura mais simples para a mais complexa. Tendo este fato em mente, os primeiros seres vivos que surgiram foram os anaeróbicos, aqueles que não utilizam o oxigênio em seu metabolismo celular, seguido dos seres aeróbicos cujo surgimento acarretaram no aumento da concentração dos níveis de O2 na atmosfera ao longo de milhões de anos. O aumento desta concentração de O2 afetou alguns seres anaeróbicos, pois as células destes seres não possuem os carreadores que evitam a presença do O2 livre na célula, isso acarretou na morte de algumas formas de vidas anaeróbicas na Terra primitiva.