Como a Teoria das Formas de Platão influencia o cristianismo ocidental?
Soluções para a tarefa
A Teoria das Formas ou Teoria das ideias de Platão influencia o cristianismo ocidental, quando define a existência do homem entre dois mundos: o mundo físico, percebido pelos sentidos e o mundo superior, composto de essência imaterial e eterna que apreendemos com nossa mente, este o mundo ideal ou mundo das formas.
No mundo ideal, a ideia do Bem, é a realidade suprema, donde dependem todas as demais ideias, e todos os valores: éticos, lógicos e estéticos, que se manifestam no mundo sensível, é o ser sem o qual não se explica o vir-a-ser. Portanto, representa o verdadeiro Deus platônico.
A alma, assim como o Demiurgo, o artesão divino ou o princípio organizador do universo, desempenha papel de mediador entre as idéias e a matéria, à qual comunica o movimento e a vida, a ordem e a harmonia, em dependência de uma ação do Demiurgo sobre a alma. Assim, Platão anima toda a realidade.
Considera a alma humana como um ser eterno, de natureza espiritual, inteligível, caído no mundo material como que por uma espécie de queda original, de um mal radical. Deve portanto, a alma humana, libertar-se do corpo, como de um cárcere.
Apenas mediante uma disciplina ascética do corpo, que o mortifica inteiramente, e mediante a morte libertadora, que desvencilha para sempre a alma do corpo, o homem realiza a sua verdadeira natureza: a contemplação intuitiva do mundo ideal.
Bons estudos!