Como a tecnologia utilizada na produção do campo aceitou as medicações dos Trabalhadores Rurais brasileiros e suas famílias? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A necessidade de produzir alimentos para atender toda a população, além da constante preocupação com fatores que atuam de alguma forma na qualidade desses alimentos, faz com que, ao longo dos anos, a tecnologia no campo passe por modificações significativas. Como resultado, algumas técnicas até então tidas como eficientes, tornem-se ultrapassadas. Com a adaptação natural de agentes nocivos, fica ainda mais rápida a mudança no mundo do agronegócio.
Por isso, a evolução da tecnologia no campo parece tão intensa. Desde a criação de equipamentos até a inserção de recursos científicos para ajudar no processo, temos um cenário cada vez mais moderno. Confira a seguir a evolução da tecnologia no campo.
Tecnologia no campo: a mecanização agrícola
Se algo mudou a rotina da produção, bem como as relações de trabalho nas zonas rurais, certamente foi a mecanização. Com ela, o homem deixou de estar totalmente dependente dos elementos naturais para realizar a produção no campo.
A mecanização, fruto da tecnologia no campo, garantiu a evolução da produtividade, permitindo que cada vez mais nosso relacionamento com a terra acontecesse de maneira eficiente, ainda que, em alguns casos, a natureza não oferecesse tantos recursos quanto necessário.
Ainda hoje, existe certa polêmica sobre a substituição de humanos pelas máquinas no processo produtivo. Entretanto, quando analisamos a escala produtiva, vemos que, se a quantidade de trabalhadores no campo diminuiu em função da presença das máquinas, por outro lado, a quantidade de trabalhadores envolvidos com todo o processo de produção, passando por setores como tecnologia e manutenção, aumentou consideravelmente. Ou seja, a mecanização, ao contrário do que se pensa, atua favoravelmente à geração de empregos.
Evolução da tecnologia no campo
Tudo começou com a Revolução Industrial, que deu origem a um processo de mecanização que saiu da Inglaterra e ganhou o mundo com suas indústrias e suas formas de produção. Esse efeito chegou também no campo, onde a produção foi radicalmente afetada pela tecnologia e por essa nova filosofia.
A partir deste momento, o processo de mecanização deu início a uma série de inovações — todas elas visando a produção em grande escala. Surgiram maquinários cada vez mais sofisticados como tratores, semeadeiras e colheitadeiras. Dessa maneira, a mecanização permitiu avanços também nos métodos de plantio, com técnicas cada vez mais sofisticadas em função da tecnologia envolvida na produção.
Os dias de hoje: tecnologia no campo cada vez mais mobile
O tempo foi passando e, séculos depois, os avanços continuaram acontecendo — o que é excelente. A tecnologia mobile já está chegando até o mundo agrícola e, assim como faz com toda a sociedade, vem alterando também o modo como os produtores têm se relacionado com o trabalho no campo.