História, perguntado por robertacamposmendonc, 3 meses atrás

Como a sociedade brasileira tem avaliado o atual presidente da República

Soluções para a tarefa

Respondido por davisschnitman
0

Resposta:

O que nos diz o cenário político brasileiro?

1 DE ABRIL DE 2020CAMPUS E COMUNIDADE

Em meio à pandemia da Covid-19, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e as economias de mais de 190 países tentam adaptar-se à realidade atual e frear as ameaças de recessão. As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto são objetivas: para conter o avanço da doença é preciso promover o isolamento social e reforçar os hábitos de higiene.

No Brasil, a propagação do novo coronavírus ampliou também o acirramento político entre a União, os Estados e os municípios; e a situação e a oposição; especialmente após controversos pronunciamentos realizados pela Presidência da República. E o que nos diz a atual conjuntura brasileira?

O Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convidou três pesquisadores da instituição para análise do contexto político nacional: Marina Barbosa Pinto, Fernando Perlatto e Raul Magalhães.

Marina Barbosa Pinto é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), presidente da Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes) e professora aposentada da Faculdade de Serviço Social.  

Fernando Perlatto é doutor em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor do Departamento de História.

Raul Magalhães é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e professor titular do Departamento de Ciências Sociais.

Confira abaixo as entrevistas na íntegra:

Portal da UFJF – Neste cenário de excepcionalidade em virtude da pandemia do novo coronavírus, autoridades epidemiológicas de todo o mundo orientam, como medidas preventivas para conter o avanço da Covid-19, o reforço dos hábitos de higiene e o isolamento social. Na contramão das orientações, inclusive da Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) tem realizado passeios públicos; defendido o retorno ao trabalho dos brasileiros em distanciamento social; além do uso de medicamentos cuja eficácia para o tratamento da doença ainda não foi comprovada cientificamente. Comente, por favor.

Marina Barbosa Pinto – O Presidente Jair Bolsonaro tem agido de forma coerente com a sua política e comportamento, desde quando passou anos como deputado federal e, agora, na Presidência da República. Seria surpreendente se a postura fosse diferente. Por outro lado, suas atitudes, estão impregnadas de elementos do ultra liberalismo, como o individualismo exacerbado, a “meritocracia”, a defesa da redução dos gastos sociais do Estado com política social e, o consequente desmonte de serviços públicos de saúde e educação, por exemplo. Ou seja: trata-se da negação do social e da supervalorização do capital. Associado ao desprezo pela vida e pela ciência.

“A política de testagem de casos de COVID-19 no país chega a ser criminosa, o fechamento de fronteiras é tímido, a política de isolamento social é pequena e questionada por parte do próprio Governo” – Marina Barbosa

Perguntas interessantes