História, perguntado por livialuzia59583, 8 meses atrás

Como a sacralidade das mulheres iorubás era explicada?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaaltomarebr123
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Resposta:

O poder feminino na tradição Iorubá

25 de novembro de 2015Comunicação IbaseNotícias

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Hoje é Dia Latino-americano e Caribenho de Combate à Violência Contra as Mulheres, as mulheres estarão mais uma vez nas ruas para protestar contra  contra todas as formas de violência que o Estado e a Sociedade cometem contra a vida das mulheres, exigindo a saída imediata do Deputado Eduardo Cunha, do Secretário Pedro Paulo e a não aprovação do PL 5069. Para homenagear as mulheres, publicamos este texto, de Vilma Piedade, ou Vilma de Oiá, Editora de conteúdo da Plataforma PRETA Brasil, Coordenadora Nacional de Articulação Política da RENAFRO (Rede Nacional de Religiões Afro- Brasileiras e Saúde) e Consultora na Temática Racial da CAMTRA- Casa da Mulher Trabalhadora, que resgata a história do poder feminino na tradição Iorubá. O texto abaixo foi apresentado no Congresso LATINIDADES, em Brasília, em 2013.

Explicação:

tomara q te ajude

Respondido por mrammatfinanceira
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Resposta:

Para escrever e pesquisar sobre o Poder Feminino na Tradição Iorubá tentei me distanciar ao máximo (exercício difícil do pensamento colonizador do Ocidente, para refletirmos acerca das tradições africanas e, particularmente, sobre a trajetória mítica da Iabá – Iansã ou Oiá que alicerça essa escrita. Contudo, também visitei e revisitei pensamentos, teorias e conceitos sobre a visão do ser mulher na sociedade ocidental originárias de filósofos como Platão e Rosseau.

Vamos lá!

Quando viemos para o Brasil, há mais de 500 anos, nosso Povo Preto, nós, fomos retirados à força de nossos territórios e escravizados aqui. Falo no masculino porque vou me reportar ao meu lugar- o lugar da Tradição. E, como tal, nos identificamos como Povos Tradicionais de Matriz Africana. Isso porque falo e escrevo esse trabalho na perspectiva do Terreiro, como Mulher de Axé. Mulher Negra, Pensadora, Ativista e de Axé.

Este texto se estrutura a partir da noção de Tradição resultante de um conjunto diverso de experiências culturais africanas e que foi “atravessado pela experiência da colonização, de modo que há também culturas coloniais em solo africano. E não é com essas experiências culturais coloniais /modernas que estabeleceremos nosso diálogo, mas com as experiências que resistem, se modificam, se rearticulam, apesar da colonização.”

Tradicional, portanto, não é apenas o antigo, mas aquilo que se manteve em movimento, conservou-se em mudanças, diante das forças coloniais que construíram a África, tal como, de modo geral, a conhecemos hoje (MUDIMBE, 1988) .

Quando me refiro à Tradição Iorubá faz-se necessário escurecer o texto e citar a História:

Vejamos!

Há uma diversidade de Tradições Africanas no Brasil que só se manifestam e são ritualizadas / reatualizadas nos espaços Terreiro. Porém, tem um princípio que une todas as Tradições- o princípio do acolhimento. Tem um outro princípio que nos une- a palavra. A palavra que realiza. A palavra que vem do Axé, a palavra que tem o poder da realização.

Explicação:

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