como a região do recôncavo colaborou para o processo econômico economia da colonização?
Soluções para a tarefa
Resposta:
De muitas formas!
Explicação:o fumo era plantado por pequenos lavradores que comercializavam a produção obtida com a metrópole portuguesa. Tal atividade era de suma importância na realização do escambo entre as tribos africanas que aprisionavam os escravos a serem comercializados no Brasil. A produção de aguardente e rapadura foram outras duas atividades que também se desenvolveram com esse mesmo intuito.
O algodão, que era primordial para a confecção da vestimenta dos escravos, também passou a entrar na pauta de exportações da economia colonial. O advento das primeiras manufaturas e a posterior consolidação da indústria têxtil européia foi responsável pela inserção do algodão entre as atividades de interesse da metrópole.
Por fim, a extração das drogas do sertão foi outro importante ramo da economia colonial. Ervas aromáticas, plantas medicinais, cacau, canela, baunilha, cravo, castanha e guaraná eram buscados pelos bandeirantes que circulavam as regiões do interior do Brasil e a região amazônica.
A região do recôncavo baiano colaborou para o processo econômico na colonização através de atividades pecuárias e agrícolas.
O recôncavo baiano era um dos principais produtores de fumo no período colonial. Esta atividade foi essencial para a realização do escambo entre as tribos africanas que forneciam escravos para o Brasil.
Além disso, a produção de açúcar era muito eficaz nessa região, por estar localizada em uma área estratégica, de fácil acesso aos demais locais do interior.
A pecuária, tanto no recôncavo, quanto em outras regiões do nordeste e sul do país, impulsionaram a ampliação dos territórios coloniais. Um fato interessante a ser citado, é que o gado era criado em regiões onde não havia plantação açucareira.
Aprenda mais sobre a economia na época da colonização:
https://brainly.com.br/tarefa/13266908
Bons estudos!