História, perguntado por cicinho123, 1 ano atrás

como a reforma protestante ajudão o rei a consolidar seu poder ?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellelimaf
2

O processo de centralização monárquica que dominava a Europa desde o final da Idade Média, tornou tensa as relações entre reis e igreja, até então a centralizadora do domínio espiritual sobre a população e do poder político-administrativo sobre os reinos.

A Igreja - possuidora de grandes extensões de terra - recebia tributos feudais controlados em Roma, pelo papa. Com o fortalecimento do Estado Nacional Absolutista, essa prática passou a ser questionada pelos monarcas.

Os camponeses também estavam descontentes com a Igreja. Na Alemanha os mosteiros e bispados possuíam imensas propriedades, os bispos e os abades viviam às custas dos trabalhadores da cidade e dos campos.

A Igreja condenava as práticas capitalistas nascentes, entre elas a "usura"- a cobrança de juros por empréstimos, consideradas pecado, e defendia a comercialização sem direito a lucro o "justo preço", reduzindo o poder de investimento da burguesia mercantil e manufatureira.

COM ISSO PODEMOS AFIRMAR QUE COM A IGREJA FORA, A MONARQUIA PODERIA COBRAR JUROS A VONTADE SEM QUE O PAPA A RECRIMINASSE.



cicinho123: gostei da resposta
isabellelimaf: vlw
Perguntas interessantes