Como a rede ferroviária se distribuía no estado de São Paulo
Soluções para a tarefa
Resposta:
malha ferroviária paulista é administrada pelas concessionárias Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), MRS Logística, América Latina Logística Malha Paulista, Malha Sul e Malha Oeste (ALL). Além de permitirem o transporte intrarregional, essas ferrovias conectam as regiões produtoras dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul à hidrovia Tietê-Paraná e aos portos de Santos, Rio de Janeiro, Itaguaí e Guaíba. A concessionária ALL interliga ainda o Porto de Santos ao Paraguai e à Bolívia, com perspectivas, em um futuro próximo, de servir de ligação entre o Atlântico e o Pacífico.
A MRS Logística opera o corredor São Paulo-Rio de Janeiro, na região de maior concentração industrial do País. É responsável pelo transporte de grandes volumes de minério de ferro, açúcar, cimento a granel e outros produtos siderúrgicos.
Também passam pelo Estado de São Paulo os corredores ferroviários São Paulo-Nordeste, São Paulo-Centro-Oeste, Santos Bitola Larga e Santos Bitola Estreita. Os principais produtos transportados são açúcar, soja, derivados de petróleo, entre outros.
Explicação: