Como a radioterapia é utilizada para o tratamento do Câncer?
Soluções para a tarefa
Radiação Ionizante:
A radiação ionizante vem do espaço em três formas: Vento Solar e Raios Solares Cósmicos (SCR, Solar Cosmic Rays), Raios Cósmicos Galácticos (GCR, Galactic Cosmic Rays), e Cinturão Van Allen (The Van Allen Belts).
1- Vento Solar e Raios Solares Cósmicos (SCR, Solar Cosmic Rays):
O vento solar é um gás de prótons elétrons que sopra radialmente para fora do Sol, em uma velocidade de 400-500Km/s e com uma densidade de cerca de 5/cm3.Esse vento solar produz o Cinturão de Van Allen quando entram em contato com o campo magnético da Terra. Já os Raios Solares Cósmicos (SCR) são produzidos por tempestades na magnetosfera solar. Eles variam de intensidade entre 0,1 milhão de eletrovolts (MeV) a 10 MeV em grandes labaredas. A dose de radiação pode variar do desprezível ao letal. Infelizmente as labaredas são imprevisíveis. São mais prováveis de ocorrerem durante a máxima atividade solar. Essas partículas podem ser freadas, mas são de difícil detecção devido a natureza helicoidal do vento solar.
2- Raios Cósmicos Galácticos (GCR, Galactic Cosmic Rays):
A fonte dos Raios Cósmicos Galácticos (GRC) são as galáxias e as estrelas. O fluxo é constante e carregado por partículas altamente energéticas (0,1GeV), com o seu máximo perto do mínimo solar quando o campo magnético interplanetário é fraco. Devido serem a mais forte das mais energéticas energias, essas partículas são de difícil proteção.
3- Cinturão Van Allen (The Van Allen Belts):
O Cinturão Van Allen são anéis de radiação ao redor da Terra. A intensidade dos anéis varia de KeV a MeV e o anel inferior começa aproximadamente a 500Km.Uma longa permanência no cinturão pode ser fatal. Em órbitas baixas na Terra esse efeito pode ser evitado, mas esse efeito pode ocorrer em baixas órbitas
Resposta:
Na radioterapia usa-se de radiação ionizante como parte do tratamento do câncer para controlar células malignas. Radioterapia pode ser usada como tratamento paliativo (quando a cura não é possível e o objetivo é controle local da doença e alívio dos sintomas) ou como tratamento terapêutico (quando a terapia pode ser curativa). Radioterapia também tem aplicações em condições não-malignas, porém seu uso nesses casos é limitado em parte pelas preocupações sobre o risco de câncer induzido por radiação. Radioterapia pode ser utilizada como terapia principal no tratamento do câncer. Também é comum combinar radioterapia com cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal ou alguma mistura dos três. Os tipos mais comuns de câncer podem ser tratados com radioterapia de alguma forma.
Explicação: