Química, perguntado por kaassyyya5312, 1 ano atrás

Como a produção de cerveja difere da do vinho em termos de fermentação?

Soluções para a tarefa

Respondido por maonesedelicia
0
vinho
Entre os fungos mais empregados está Saccharomyces cerevisiae. Neste caso, para cada ml do suco, utiliza-se uma população de cerca de 1 milhão de células destes fungos.

Durante o processo de fermentação, as leveduras consomem a sacarose, glicose e frutose, os chamados açúcares presentes na uva. Controlar a temperatura durante a fermentação alcoólica é fundamental para facilitar o crescimento dos micro-organismos que são responsáveis por extrair os componentes que formam o vinho, como o sabor, a cor, o aroma e a textura.

cerveja

Como no vinho, as leveduras consomem os açúcares dos cereais e produzem álcool dióxido de carbono (CO2) e também alguns ésteres, ácidos e alcoóis superiores que irão transmitir propriedades relacionadas ao sabor da cerveja.

Geralmente, os micro-organismos utilizados são Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces uvarum, na produção das cervejas dos estilos Pilsen e Lager, que requerem uma fermentação baixa.

No caso de cervejas com o estilo Ale, como India Pale Ale (IPA) ou American Pale Ale (APA), são utilizadas outros tipos de leveduras, porque esses rótulos passam por uma fermentação alta.

Perguntas interessantes