Biologia, perguntado por JuliaAndressaMarques, 1 ano atrás

Como a presença de um flagelo e de uma organela capaz de detectar luz facilita a sobrevivência do protozoários conhecida como euglena?

Soluções para a tarefa

Respondido por Marksqa
5
Vamos pensar na etimologia da palavra "Euglena", Julia:
Do latim, temos
"-Eu" significa perfeito, verdadeiro
"-Glena" significa olho, globo ocular.
Então podemos, intuitivamente, concluir que esse tipo de protozoário é um organismo que tem um olho bem definido.

A "euglena" é um organismo do filo Proctista (Protistas) microscópico, unicelular e mixotrófico. Seres mixotróficos são aqueles que têm características heterotróficas e autotróficas ao mesmo tempo. Um bom exemplo disso são as plantas carnívoras, que realizam fotossíntese, mas também adquirem energia comendo outros organismos. Assim, fazendo um paralelismo entre as plantas carnívoras e as euglenas, a gente pode perceber que os dois são carnívoros e fotossintetizantes (clorofilados) ao mesmo tempo, Logo, os dois precisam MUITO da luz! Os dois precisam da luz para realizar fotossíntese e também para poderem matar outros animais (por razões evolutivas). Mas, no caso da euglena, ela tem olhos para ajudá-la. Os olhos ajudam-na a fazer fagocitose, englobando partículas com auxílio da luz.

Resumindo: a luz pode ajudar bastante a sobrevivência da euglena, pois, com a luz, ela consegue realizar fotossíntese, produzindo matéria orgânica, e ainda consegue capturar com maior facilidade as partículas a serem fagocitadas.
Entendeu?

JuliaAndressaMarques: Entendi , agradeço muito pela resposta estava precisando :)
Perguntas interessantes