Como a pratica de exercicios físicos ajudam a reduzir os danos causados pelas variações de pressão citados na questão anterior? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A prática regular de exercícios físicos é comprovadamente capaz de melhorar o funcionamento de diversos sistemas de nosso corpo. Isso é algo que, no âmbito de saúde pública, justifica a adoção de hábitos saudáveis relacionados ao estilo de vida ativo, em que o indivíduo engajado rotineiramente em exercícios físicos previne-se contra diversos problemas de saúde. Não entrando no mérito da quantidade e qualidade de qualquer atividade física, visto que a falta de acompanhamento profissional pode levar ao efeito contrário, ou seja, lesões ortopédicas, desgastes articulares, comprometimentos musculares e outros mais, o que exige ressalva é aquela frase que diz que “exercício físico é saúde”. Em doses ideais, o aumento do movimento humano pode atuar como potencializador de saúde e também como forma de prevenção e tratamento de diversas patologias.
A pressão arterial é a força com que o sangue trafega nos nossos vasos. Ela é diretamente influenciada pela quantidade de sangue circulante: o chamado débito cardíaco expresso pela força de ejeção ventricular sanguínea multiplicada pelo número de batimentos do coração em um minuto. A partir daí, podemos considerar que a pressão arterial, a partir do débito cardíaco, será mediada pela resistência em que o sangue encontrará no vaso durante o percurso que se inicia na artéria aorta e se propaga aos demais vasos e capilares. Essa resistência pode ser aumentada por diversos fatores como raio e comprimento do vaso, viscosidade do sangue e agregação de gordura na parede dos vasos. Lembrando que esse último está extremamente relacionado ao comportamento alimentar da pessoa.
Quando essa resistência é alta, o coração precisa se adaptar para forçar ainda mais o sangue a romper essa condição, o que leva ao aumento da pressão arterial. As diretrizes cardiológicas consideram que a condição patológica de pressão alta inicia-se quando os níveis pressóricos arteriais sistólicos (de contração do ventrículo) estão acima de 139mmhg (ou seja, 139 milímetros de mercúrio) e os diastólicos (relaxamento do ventrículo) estão acima de 89mmhg. Isso é preocupante, pois, em longo prazo, essa condição pode levar à morte.
A prática de exercício físico tanto na forma de caminhada (aeróbio) quanto musculação (resistido) é capaz de reduzir os níveis tensionais do vaso, ou seja, a diminuição da resistência do vaso à passagem de sangue. Isso reflete na melhora da força e contratilidade do coração e, consequentemente, reduz a pressão arterial.
Espero que tenha ajudadooo :)
Resposta:
O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial sem causar danos à saúde relação inversa entre a prática de atividade física e o risco de morte débito cardíaco, o que pode ser explicado pela diminuição na frequência
Espero ter ajudado!!