Direito, perguntado por 1724, 1 ano atrás

Como a prática da direção defensiva pode diminuir o número de acidentes e minimizar as consequências de acidentes inevitáveis. E, debater o significado de “alto custo social, cultural e intelectual dos acidentes de trânsito”. ?

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
89

A direção defensiva (ou condução preventiva) consiste no conjunto de medidas ou procedimentos que são usados para minimizar ou prevenir acidentes no trânsito, baseando-se na premissa que todo acidente sempre é fruto de falha humana, seja negligência, imprudência ou imperícia. A legislação brasileira prevê que todo motorista deve passar pelo curso de direção defensiva, conforme resolução 168/04.


Considera-se que os acidentes possuem alto custo social, cultural e intelectual pois são altos custos gerais. Além do prejuízo financeiro, que é de cerca de R$105 milhões anuais (contabilizados em perda de produção do acidentado, perdas materiais, custos médicos, previdência e outros), os prejuízos humanos também são altos, pois estima-se que 3 mil pessoas sejam vítimas fatais de acidentes de trânsito todos os meses em nosso país.  

Respondido por numero20
1

A direção defensiva nos permite evitar acidentes que poderiam ocorrer devido a outros automóveis. Acidentes de trânsito sempre estarão relacionados com alto custo, seja monetário ou relacionado a saúde do ser humano.

A direção defensiva, que é tema obrigatório a ser lecionado nos cursos para retirar a habilitação, consiste em uma série de cuidados e procedimentos os quais os motoristas devem adotar para reduzir os riscos de acidente. Por exemplo, reduzir a velocidade do carro sob chuva constante, mesmo que a velocidade máxima permitida seja maior.

Contudo, acidentes sempre vão ocorrer e ter um alto custo. Esse custo pode ser literal, com manutenção dos automóveis, ou até da saúde dos passageiros.

Quer saber mais? Confira:

https://brainly.com.br/tarefa/10156449

Anexos:
Perguntas interessantes