Ed. Física, perguntado por elias2088, 9 meses atrás

como a política dos governadores e o coronelismo se completavam?​

Soluções para a tarefa

Respondido por originalm32
6

Resposta:

A Política dos Governadores ou Política dos Estados foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coroneis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta assembleia legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição. Campos Sales propôs o nome "Política dos Estados", dizendo que "o que pensam os Estados, pensa a União".

Explicação:

O Presidente da República apoiava os atos dos presidentes estaduais como a escolha dos sucessores desses presidentes de estados, e, em troca, os governadores davam apoio e suporte político ao governo federal, colaborando com a eleição de candidatos, para o segundo Senado Federal e para a terceira Câmara dos Deputados, que dessem total apoio ao Presidente da República. Assim as bancadas dos estados no Senado Federal e na Câmara dos Deputados não ofereciam obstáculos ao presidente da república, o qual conduzia livremente seu governo. Os presidentes da república seriam sempre ex-presidentes de estado, o que garantia que teriam grande experiência administrativa.


elias2088: vlw aí heim tava precisando
Respondido por skskwodiwndlf
8

Resposta:

Os coronéis eram proprietários com grande prestígio e poder regional. Tinham sob seu comando e influência um grande número de pessoas, que os temiam e dependiam deles. Pressionadas pelos coronéis e coagidas pelo voto que não era secreto, essas pessoas elegiam sempre os candidatos apoiados pelo governador. Em troca, o governador atendia aos pedidos dos coronéis. Isso garantia a manutenção do poder local a esses proprietários.

Perguntas interessantes