História, perguntado por eliel37, 1 ano atrás

Como a perestroika e a glasnost influenciaram o cenário internacional da época?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinabogeia
7
Em 1985, Mikhail Gorbachev, o novo dirigente comunista, procurou combater a crise do socialismo, promovendo uma política de reformas modernizadoras: 
*Perestroika (restruturação econômica): visava reduzir os monopólios do Estado, descentralizar as decisões empresariais e criar setores comerciais, industriais e de serviços nas mãos de proprietários privados nacionais ou estrangeiros. O Estado continuava sendo o principal proprietário, mas a propriedade privada era permitida em setores secundários da produção. A retomada do crescimento era projetada por meio da transformação de indústrias militares em civis, voltadas para a produção de bens de consumo e de investimentos estrangeiros. 
*Glasnost (transparência econômica) : visava fazer com que as decisões dos altos chefes do partido se tornassem transparentes, para que o povo soviético tivesse uma participação mais eficiente e democrática na vigilância do governo. O principal fundamento da glasnost era que o povo passaria a ter a possibilidade de fazer críticas ao governo e ao sistema. 

De certa forma essas duas medidas introduzidas por Gorbachev contribuíram para a dissolução da União Soviética pois possibilitaram a eclosão de movimentos de independência em outros países que faziam parte da URSS.
Perguntas interessantes