como a pedagogia da escuta enxerga.
1) a criança
2) o professor
3) a escola
4) as atividades
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você sabe o que é Pedagogia da Escuta?
Confira no post a seguir um pouco mais sobre a corrente pedagógica que pode transformar a escola e o mundo. E como isso pode ser aplicado na sua rotina escolar, otimizando o aprendizado dos alunos.
Boa leitura!
Origem da Pedagogia da Escuta
A Pedagogia da Escuta teve sua origem durante o século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o pedagogo Loris Malaguzzi introduziu uma série de práticas educativas nas escolas públicas da província de Reggio Emilia, no norte da Itália.
Segundo o educador, as crianças possuem “Cem linguagens”, ou seja, uma multiplicidade de maneiras de expressar suas experiências, por meio da escrita, da oralidade, da corporeidade, da música, das artes plásticas, entre outras.
E é a partir do que o educando traz para a escola, obtido em suas vivências cotidianas, que o projeto pedagógico deve ser construído.
Por isso, para Malaguzzi, cabe ao professor estar atento ao que o aluno mostra e à forma como ele comunica-se com as outras crianças e com os adultos que estão em seu entorno.
Só assim é possível promover o desenvolvimento completo do sujeito, abrangendo as esferas racional e emocional que o compõe.
Principais características
Abaixo indicamos as principais características da Pedagogia da Escuta:
Considera a pluralidade e a complexidade dos alunos;
Apoia a diversidade ao valorizar as diferenças;
Propicia o máximo de experiências aos educandos por meio de práticas diversas;
Estimula várias formas de comunicação como dança, desenho, texto, etc.;
Promove o desenvolvimento da autonomia da criança;
Valoriza a liberdade de expressão de todos os envolvidos na aprendizagem;
Gera um sistema de retroalimentação, a partir de avaliações constantes;
Mantém a criança atuante em todo o processo ensino-aprendizagem;
Entende a afetividade como integrante essencial das relações na escola;
Estabelece um elo entre o ambiente escolar e a família.
Além do que está citado acima, a Pedagogia da Escuta tem como eixo central a prática da documentação pedagógica, ou seja, o educador ao observar e escutar seus alunos anota tudo que percebe para que as informações sejam utilizadas na construção dos projetos educacionais.
A Pedagogia da Escuta na prática
Na prática, portanto, esse modelo pedagógico preocupa-se com o que as crianças trazem e realizam na escola – a partir de suas experiências individuais – e, dessa forma, professor e alunos constroem um projeto no qual o uso da imaginação, da criatividade e da curiosidade promovem a aprendizagem esperada, tanto das crianças como dos adultos envolvidos.
Destacamos que há ainda uma importância em utilizar práticas lúdicas ao longo de todas as atividades, pois assim o imaginário e a realidade se misturam ampliando as vivências dos educandos para situações novas e não padronizadas, por meio das quais eles podem expressar-se livremente.
Ao professor, durante todo o processo, é preciso observar o aluno e, mais do que isso, ele precisa ser sensível, empático e disposto a escutar as questões relevantes para as crianças.
A escola como local de transformação
Consequentemente, como resultado do uso da Pedagogia da Escuta, a criança é capaz de construir o sentido de tudo que lhe é apresentado na escola.
Seu aprendizado, portanto, é mais eficiente, uma vez que é orientado para suas necessidades enquanto indivíduo singular, múltiplo e complexo.
Junto a isso, o aluno transfere aquilo que aprende para fora do espaço educacional e atua diferentemente na sociedade que integra, transformando-a e desenvolvendo-a a partir de um outro olhar, bastante importante no contexto atual no qual a diversidade de comportamentos e anseios precisam ser mais bem aceitas e valorizadas.
Está gostando dos artigos da Smart? Se inscreva em nossa newsletter e fique informado, sempre!