Como a pecuaria esta interfirindo nos recuros hidricos do cerrado?
quais as atividades economicas do cerrado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais. A utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também o solo e a água. Os poucos blocos de vegetação nativa ainda inalterada no Cerrado devem ser considerados prioritários para implementação de áreas protegidas, já que apenas 0,85% do Cerrado encontra-se oficialmente em unidades de conservação.
Explicação:
Resposta:
A substituição da vegetação nativa do Cerrado por áreas destinadas às atividades agrícolas “tem causado intensas mudanças nos processos hidrológicos” e acelerado a erosão do solo do segundo maior bioma da América do Sul, afirma Paulo Tarso Sanches Oliveira, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento e autor da tese Water balance and soil erosion in the Brazilian Cerrado.
O cerrado brasileiro é uma das áreas de grande importância para o desenvolvimento da agropecuária, elemento tal que ajuda no desenvolvimento econômico fornecendo carne e grãos para o Brasil e outros espaços do mundo.
A explosão intensiva do mesmo pemite que haja inúmeras consequências ruins para o meio ambiente, mas o ambiente social acaba sendo muito beneficiado pelas caacterísticas do mesmo, sendo essencial para o desenvolvimento local.
Assim, a pecuária e agricultura monocultura são as principais atividades economias locais.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/9657759#readmore
Explicação: