Como a nicotina,considerada uma substância psicoativa,atua no sistema nervoso central?
Soluções para a tarefa
Caro estudante,
A nicotina é a principal substância responsável pelo tabagismo, criando dependência química em diversas pessoas em todo o mundo.
Para entender como a nicotina atua no sistema nervoso central, temos que lembrar que existem células, denominadas células transportadoras, que têm a função de levar determinadas substâncias do sistema nervoso para seus respectivos destinos. A partir deste mecanismo as pessoas têm sensações ao receberem determinados estímulos.
A nicotina estimula a produção de dopamina, conhecida como neurotransmissor do prazer. Por isso, a nicotina gera dependência.
No entanto, como maneira de compensação, o corpo passa a produzir adrenalina, um neurotransmissor produzido em momentos em que o indivíduo se sente em perigo. Como consequência, temos uma pessoa em estado de alerta e muitas vezes irritada.
Podemos concluir que a nicotina é uma substância que causa grande dependência no ser humano, por provocar um estado de prazer, bem estar e conforto. No entanto, também causa diversos efeitos negativos, como irritações, aumento do batimento cardiáco e dilatação das pupilas
Bons estudos!
Resposta:
A partir do mecanismo das células transportadoras as pessoas têm sensações ao receberem determinados estímulos.