como a membrana plasmática pode realizar o transporte do meio extra celular e intra celular? é pra hoje pvf me ajudem
Soluções para a tarefa
A célula é capaz de transportar quantidade maiores de substâncias, de uma só vez, através de sua membrana, por um processo chamado transporte em quantidade. Para que isso ocorra, a membrana plasmática forma vesículas que englobam essa maior quantidade de substâncias. Além de transportar substâncias em bloco, o transporte em quantidade também permite que a célula movimente macromoléculas e até microrganismos através de suas membranas plasmáticas. Dividimos o transporte em quantidade em dois tipos:
* Endocitose: quando o transporte é feito para dentro de célula. A endocitose é subdividida em:
- Fagocitose, quando a célula engloba partículas sólidas de grandes dimensões. A célula engloba para o seu citoplasma partículas sólidas de dimensões maiores e até mesmo outros microrganismos.
- Pinocitose: quando a célula engloba partículas líquidas com dimensões menores. Tipo de endocitose em que a célula engloba líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa. Inicialmente, o líquido a ser englobado, quando em contato com a membrana plasmática, provoca modificações na membrana, a qual começa e englobar o material sem a formação de pseudópodos.
* Exocitose, quando o transporte é feito para fora da célula. Que ao contrário da endocitose, permite que a célula elimine substâncias para o meio externo. Inicialmente ocorre a formação de vesículas dentro do citoplasma, a quais contém as substâncias a serem expelidas pela célula. Essas vesículas caminha em direção à membrana plasmática, onde se fundem, liberando seu conteúdo para o meio extracelular. As substâncias a serem liberadas pela célula podem ser toxinas, hormônios ou neurotransmissores (nas sinapses dos nervos). Após a fusão, a superfície total da membrana celular aumenta, uma vez que agrega a si a membrana da vesícula (esta é uma das formas de crescimento das células). A exocitose pode ser:
- constitutiva: presente em todas as células e tem a função de liberar substâncias para o meio extracelular, além de promover o aumento da extensão da membrana plasmática e incorporar à ela novas proteínas, uma vez que a membrana da vesícula fica incorporada à membrana plasmática.
- regulada: ocorre somente após algum sinal específico, além disso, a vesícula é prontamente reciclada após sua fusão na membrana celular, por um processo de endocitose.