Como a matriz da cultura ocidental é a Antiguidade Clássica greco-romana, é importante se analisar duas grandes expressões da literatura latina: a Eneida (19 a.C.) e as Metamorfoses (8 d.C.). Analise as afirmativas a seguir:
I. Em Metamorfoses, de Ovídio, encontram-se centenas de mutações que ocorrem tanto por vontade própria do transmutado como também por causas externas a ele;
II. Uma das metamorfoses na obra de Ovídio é a conhecida transformação de Narciso em flor;
III. Por ser muito antigo, o tema da metamorfose não resistiu ao tempo, ficando restrito a obras da Antiguidade Clássica.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I e II.
III.
II.
I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - I e II
Explicação: As afirmativas I e II estão corretas porque a obra Metamorfoses é uma extensa apresentação de várias mudanças ou metamorfoses, incluindo a metamorfose de Narciso em flor. A afirmativa III está incorreta porque o tema da metamorfose influenciou e esteve presente em obras da literatura ocidental, como A bela e a fera, conto francês do século XVIII e recontado de inúmeras maneiras, e A Metamorfose, de Kafka, em que Gregor Samsa é um personagem que se transforma num inseto.
Com relação a obra Metamorfoses, de Ovídio, é possível afirmar que está correto apenas o que se afirma nas asserções I e II. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Contextualizando Metamorfoses, de Ovídio
Dentre as narrativas abordadas com o tema da metamorfose encontra-se a transformação do personagem Narciso em uma flor. Esta informação corrobora as asserções I e II.
Já o item III é incorreto porque o tema da metamorfose foi explorado até os dias atuais na literatura, nas artes e obras de ficção, como por exemplo pode-se conferir dos trabalhos de autores como E.T.A. Hoffmann, Franz Kafka e Philip K. Dick.
Saiba mais sobre a cultura greco-romana em https://brainly.com.br/tarefa/53561012
#SPJ2