História, perguntado por isabelabess16, 4 meses atrás

como a Maçonaria, o Exército e o Movimento abolicionista contribuíram para o fim do Império Brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaLarissa480
3

Até onde sei,

Depois que D. Pedro ll desacatou o decreto do Papa, que exigia a expulsão dos maçons no Brasil, o clero deixou de apoiar D.Pedro, que perdeu um grupo de importantes de aliados que possuíam grande influência na sociedade.

Quanto a abolição, a Inglaterra, que na época já tinha não só adotado a república como forma de governo mas também, era um dos países pioneiros na tomada de medidas abolicionistas, estava cobrando do Brasil medidas contra o fim da escravidão. Porém, os fazendeiros e senhores estavam preocupados com os prejuízos que teriam com essa ação, já que o "mercado" de escravos era o mais lucrativo no país, e eles investiam muito na aquisição e nos "cuidados" com os escravos, isso sem falar que eles também perderiam a principal mão de obra.

Com isso, o império brasileiro foi perdendo apoios importantes, e aos poucos a república foi sendo vista com bons olhos pela população, incluindo os mais poderosos (que aos poucos foram tomando consciência dos benefícios que teriam)

Admito que não lembro muito bem dessa parte, mas os militares estavam insatisfeitos com os privilégios e o poder que não estavam recebendo. Com isso, a classe se uniu e com o apoio do povo e de pessoas importantes, instauraram no Brasil a república da Espada (que recebeu esse nome justamente por possuir como governantes os militares) sob o comando de Deodoro da Fonseca.

É isso, desculpe o tamanho da resposta. Me empolguei na explicação

Espero ter ajudado!!!!

Perguntas interessantes