História, perguntado por annaluizinha, 1 ano atrás

Como a luta contra os mulçumanos na Península Ibérica está relacionada com a formação de Portugal e Espanha?

Soluções para a tarefa

Respondido por crsouza
5

As principais consequências das Guerras de Reconquista foram a criação de dois Estados Nacionais:Portugal e Espanha.

A formação de Portugal ocorreu a partir da formação do Condado Portucalense, no noroeste da Península, expandindo-se para a faixa litorânea ao sul, conquistando áreas urbanas e de forte comércio que eram controladas pelos mouros. O caso mais notório foi a conquista da cidade de Lisboa pelas tropas de Afonso Henriques, auxiliadas por cruzados ingleses, em 1147. Essa conquista fortaleceu Afonso Henriques econômica e politicamente frente aos senhores feudais do Norte, pois ampliou os territórios sob seu controle e o colocou em contato com uma economia monetarizada, que havia sido desenvolvida nas cidades litorâneas.

Essa situação fortaleceu Afonso Henriques e sua dinastia, Borgonha, que governou até 1383, quando foram derrotados na revolução de Avis. Entretanto, as condições para a formação do primeiro Estado Nacional europeu, Portugal, foram constituídas durante a Guerra de Reconquista, aliada com a ação de algumas cruzadas

A Reconquista dos territórios espanhóis foi mais demorada. Ocorreu após a formação de diversos reinos cristãos a partir das derrotas infligidas aos mouros, que estavam fragilizados e fragmentados após o fim do Califado de Córdoba, em 1031. Entretanto, foi no século XV que as derrotas dos mouros se fizeram definitivas, principalmente com as campanhas patrocinadas pelos Reis Católicos de Aragão e Castela, Fernando e Isabel. Em 1492, com a tomada do Reino de Granada, os cristãos espanhóis expulsaram os últimos líderes mouros da Península Ibérica, podendo unificar os reinos espanhóis e formar um Estado Nacional.


annaluizinha: Obrigada!
crsouza: d nd
Perguntas interessantes