Sociologia, perguntado por anacarolinanacil, 10 meses atrás

Como a lógica do individualismo neoliberal contribui com as desigualdades e a exclusão social

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
9

Como a lógica do individualismo neoliberal contribui com as desigualdades e a exclusão social

o neo liberalismo pretende a não intervenção ou intervenção mínima do estado. O mercado deve se ajustar por ele próprio , no mesmo caso as pessoas.

Essa lógica não leva em conta as desigualdades existentes entre as pessoas, nem todo o contexto social que as fizeram diferentes, bem como as desigualdades que se arrastam por séculos.

O correto era tornar o país viável e não pobre para depois entrar no neoliberalismo.

Assim podemos dizer que a lógica individualista neoliberal não pensa nas pessoas existentes, mas somente no lucro futuro dos que já recebem lucros.

O que vem a ser o exercício?

o exercício era uma produção de texto, para tanto observou-se o que realmente o exercício pedia, a coesão e a coerência, bem como a estrutura do texto.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/25892970

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:

valfoxdoismilevinte: Valeu muito obrigado !
Respondido por AnthonioJorge
1

A lógica do individualismo neoliberal não contribui necessariamente para as desigualdades e a exclusão social.

O individualismo econômico exacerbado sem amarras éticas contribui para uma desigualdade, sem dúvida. Sem o peso da cultura, da tradição, do amor e do cuidado nos pequenos núcleos - família, bairo, cidade - o individualismo geralmente etiquetado como "neoliberal" pode atropelar toda e qualquer noção humana em busca de um lucro exorbitante.

Mas a desigualdade é um fator humano: pessoas têm diferentes talentos, diferentes vocações e diferentes temperamentos. Colocar no Estado a esperança de acabar com tais noções é ter uma leitura distorcida da natureza humana e também ter fé na política como salvadora de quaisquer possíveis problemas que apareçam.

O que não se deve confundir é a igualdade de oportunidades - objetivo justo que deve ser buscado pelos indivíduos e pelo Estado na medida do possível - com a igualdade de resultados - que acaba não apenas com o mérito, mas com as distinções e as diferenças de cada indivíduo em nome de uma igualdade abstrata e não isonômica.

O liberalismo clássico pregava vida, liberdade e propriedade como direitos naturais. O neoliberalismo - termo cunhado por correntes progressistas já no século XX, não raro é etiquetado como principal fator a causar a exclusão social.

Até que ponto, porém, as políticas coletivistas e estatais não aumentam o abismo de desigualdades, criando castas de funcionários públicos estáveis,  inchando o Estado e, consequentemente matando a liberdade empreendedora do indivíduo ao aumentar as burocracias?

O Estado, afinal, não produz riqueza. Apenas o indivíduo produz riqueza.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/26724235

Anexos:
Perguntas interessantes