Como a literatura interpretou a peste bubônica ao longo do tempo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma dos grandes marcos do século XIV na Europa foi a ocorrência de uma pandemia que ficou conhecida como a Peste Negra. Ela foi provocada, entre outras coisas, pelo crescimento desordenado das cidades. Na época, não havia saneamento básico, e os esgotos corriam a céu aberto, contaminando a água consumida pela população. Piolhos, percevejos e pulgas, que se multiplicavam nos cabelos, na pele e nas roupas das pessoas,transmitiam doenças.
Nesse mesmo período, uma série de más colheitas, provocadas pelo excesso de chuvas e rigores do inverno no continente, diminuiu a produção de alimentos no campo. Como a população havia aumentado nos séculos anteriores, a fome espalhou-se nos feudos e nas cidades. A alimentação insuficiente enfraquecia as pessoas, diminuindo sua resistência ás doenças.
Por volta da década de 1340, chegou á Europa, provavelmente nos porões das embarcações vindas do Oriente, um bacilo que infestou os ratos e que causava a peste bubônica, chamada de Peste Negra. As pulgas que picavam os ratos contaminados levaram a peste aos humanos, que passaram a contagiar uns aos outros. Diante da falta de condições sanitárias e da fome, foi inevitável que a doença se espalhasse e atingisse milhões de pessoas de todas as camadas sociais.