como a lesão medular pode resultar em paralisia da musculatura dos membros inferiores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As lesões são tipicamente divididas nas categorias funcionais como:
Tetraplegia: quando acomete o tronco, membros superiores e inferiores, e músculos respiratórios;
Paraplegia: quando compromete o tronco de forma parcial ou completa e os membros inferiores.
Basicamente se conceitua plegia como a ausência de movimento voluntário e a paresia como a presença voluntária de contração muscular, mas com diminuição de força.
As lesões podem ser:
Completa: quando atinge todas as vias motoras ou sensitivas abaixo da lesão, sendo causada por uma compressão grave, intensa deterioração vascular ou transecção completa;
Incompleta: quando compromete somente algumas das vias motoras ou sensitivas abaixo do nível da lesão. Frequentemente decorrente de contusões ocasionadas por pressão exercida por osso e/ou tecido mole deslocado, edema situado no interior do canal vertebral ou transecção parcial da medula.
Explicação:
A lesão medular espinhal se refere a uma lesão nos elementos neurais da medula espinhal. Essa lesão pode desencadear diversos graus de déficits sensório-motores, disfunção autonômica e esfincteriana, podendo ser temporária ou permanente e afetando de forma completa ou incompleta.
Ela prejudica ou impede que os impulsos neurais cheguem aos membros inferiores.
Uma lesão medular é caracterizada pela lesão nos elementos neurais da medula espinhal, a qual é responsável pela transmissão de impulsos elétricos entre o cérebro e os membros do corpo, principalmente as pernas.
Dessa forma, quando temos uma lesão modular, há prejuízo nessa comunicação entre o cérebro e os membros, podendo haver, dependendo da gravidade da lesão, perda total dos movimentos dos membros inferiores (paraplegia) e até superiores (tetraplegia).
Espero ter ajudado!