História, perguntado por nailarabelo17, 5 meses atrás

COMO A IGREJA NA PESSOA DO FREI BARTOLOMÉ DE LAS CASAS CONCORDA VA COM A ESCRAVIDÃO NEGROS? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por adjalok524
0

Resposta:

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo destacar a relevância do Frade dominicano e Bispo- espanhol Bartolomeu de Las Casas – Sevilha – Madrid (1474-1566) na defesa dos índios na América Latina. O jovem foi filho único de homem, no entanto, teve mais quatro irmãs. Seus pais eram: Pedro de Las Casas e Izabel Sora. O pai de Bartolomeu era um comerciante que em umas das viagens de Cristóvão Colombo as índias havia embarcado e em seu retorno a Espanha tinha trazido ao filho um índio de presente. O retorno do pai e o índio que o jovem ganhara cooperam para que Bartolomeu queira conhecer novos mares no designo de levar a fé ao desconhecido. Deste modo, destacar-se-á o início da missão do jovem frade que sai de sua terra para evangelizar, no entanto, os percalços da vida levam o jovem Bartolomeu a ser mais do que ele pensava ser, i. é., de um simples evangelizador ele passa ser um defensor dos índios. A defesa parte do pressuposto que eles são livres e em sua liberdade gozam do direito natural. Por fim, destacarei um pequeno fragmento do debate que se deu entre Bartolomeu e o Major Ginés de Sepúlveda sobre a dominação escravista e o direito de todos.

Palavras chaves: colonização espanhola na América, Bartolomeu de Las Casas, A voz que o inquieta, Dominação escravista, direito de todos.

INTRODUÇÃO

1. COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.

A colonização espanhola na América começou com a chegada de Cristóvão Colombo em 1492. Neste período, o colonizador é elevado a governador dos novos territórios que já havia explorado. Sua titulação provinha de suas vastas viagens que o elucidará como alguém que tinha cortado oceano Atlântico de fora a fora.

As viagens e as experiencias do mundo a fora deram a Colombo a fama de homem sem temor do desconhecido, desbravador de novos mares. Homem afamado, cheio de prestígio, Colombo era visto como um ótimo navegador pela corte e pela nobreza. Não obstante, no ano de 1492 numa de suas expedições Colombo chega na ilha das Bahamas, hoje Chamada Samana Cay. Onde o colono batizou-a como terra de Índias Ocidentais. Nela teve suas glórias, como por exemplo, a de ser vice-rei pela coroa espanhola e ser aceito pelos nativos como um deus, por outro lado, também teve seus fracassos. O fracasso de Colombo proveio pelo fato dele estar em uma ilha onde só tinha nativos que careciam de metais preciosos tais como ouro, prata etc.

Segundo o relato de Colombo a coroa espanhola, na ilha não havia nada que pudesse ser transformado em valor monetário. Nesse interim, o desbravador se sente desmotivado em permanecer na ilha, retorna a Espanha e sucessivamente é destituído do título real, assim, Cristóvão permanece apenas com a fama de um ótimo navegador.

Destituído de seu cargo no ano de 1500, Colombo retorna a Espanha com uma ambição de navegar novos mares.

Segundo o Wikipédia (2017) sem o cargo de governo, mas com a fama de um bom navegador e de um bom visionário, Colombo Se vê impelido a retornar as Américas. Contudo, desbravar a nova terra era um projeto ambicioso que exigia muito investimento desde a manutenção a embarcação, como também, o recrutamento de pessoas para compor a sociedade dos colonos. Tal tarefa era difícil pois precisavam de contar com duas ferramentas, a coragem e a ambição de ir ao encontro da prosperidade.

A ambição de Colombo contará com o apoio da coroa que lhe dará todo o respaldo necessário para que a caravana parta ao descobrimento da américa. A viagem custará a realeza o recrutamento das pessoas. Para que haja interesse na missão é preciso oferecer um valor que seja interessante aos candidatos que colocarão em risco suas vidas. Sabendo dos riscos, a realeza ofertara títulos àqueles que aceitarão a missão para que possam usufruir de todos os privilégios que tem um nobre na Espanha.

Os títulos serviam para dar-lhes poderes sobre propriedades tomadas dos nativos. Por outro lado, ser um cidadão titulado pela coroa dava-lhes não só honrarias como também obrigações e deveres tais como, manter vínculos com a coroa e repassar a ela os tributos de tudo que se arrecadava nas índias.

O recrutamento dessa gente custou a nobreza espanhola não só os títulos, como também um gasto imensurável pelo fato que a maioria era camponeses e trabalhadores que trabalham para ganhar o seu pão de cada dia. Outros ainda, eram pessoas que tinham má índole financeira e moral. De certa maneira, era o que se tinha e o que se disponibilizava para a nova terra, não dava para esperar muito dessa gente, mas, era preciso contar com ela e nela fazer o investimento.

O investimento nas américas, terá o apoio de duas grandes forças de sua época, a Igreja católica e os reis espanhóis. A Igreja tinha a pretensão de salvar almas, ensinar aos índios a se comunicarem com os europeus não só para aderirem a mesma religião como também de certa forma domestica-los sujeitando-os ao trabalho. Nesse período, num contexto geral, a Espanha estava em sua amplitude, porém, carecia de mão de obra para os serviços mais subalternos.

Perguntas interessantes