Como a ideia de liberdade esteve presente durante a conjuração mineira ?
Soluções para a tarefa
A insatisfação começou quando Portugal criou a Derrama, cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole.
Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.
Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela ideias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da independência do Brasil.
Espero ter ajudado!
A Conjuração Mineira foi uma revolta que buscava a suspensão da derrama, mecanismo fiscal para recolhimento de tributos em 20% do ouro. Portanto, buscava uma liberdade tributária de Portugal, por meio da proclamação da independência de Minas Gerais.
Conjuração Mineira
Também chamada de Inconfidência Mineira (1789), teve o caráter separatista da libertação de Minas Gerais. Sucedeu principalmente através da tributação do ouro pela família real portuguesa.
Foi influenciado pelo Iluminismo para estabelecimento de uma república no modelo americano. No entanto, a Inconfidência Mineira não possuía uma política abolicionista.
A intervenção de Portugal causou algumas dificuldades aos mineiros. Para evitar o contrabando de ouro, Portugal introduziu várias burocracias para tributar a extração aurífera.
Para mais informações sobre a Inconfidência Mineira, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50355976