História, perguntado por matheusdejesus3, 1 ano atrás

como a frase " boemia não dá camisa a ninguém "pode ser entendida?

Soluções para a tarefa

Respondido por ToninhoFotografo
52
Esta é uma frase tipica do inicio do século XX quando a boemia estava em alta em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, alem de outras pelo Brasil a fora. A pessoa que vivia na boemia era vista como um individuo desocupado, que não trabalhava e trocava o dia pela noite . Apesar de alguns boêmios trabalharem em serviços formais, outros viviam da própria vida boemia e a ganhavam compondo musicas e se tornando grandes compositores como foi o caso de grandes compositores desta mesma época a que nos referimos. Temos exemplos como Pixinguinha, Athaufo Alves, entre outros grandes compositores de samba, chorinho ou outros estilos 
Respondido por BrunoIrving
2

    Podemos relacionar ao período chamado Era Vargas, no qual Getúlio, no Estado Novo, com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda, procurou exaltar mais ainda a imagem do trabalhador, tendo controle dos principais meios de comunicação da sociedade brasileira. Assim, criticando a vida do boemias, pessoas ditas como vagabundas, na época.

     A DIP incentivava a criação de sambas do gênero de "O bonde de São Januário", de Ataulfo Alves e Wilson Batista:

"Quem trabalha é quem tem razão,/ eu digo e não tenho medo de errar:/ bonde de São Januário/ leva mais um operário/ sou quem vai trabalhar.

Perguntas interessantes