Como a forma da tabela periódica reflete a configuração eletrônica dos átomos?
Soluções para a tarefa
Veja só, as famílias representam qual será o subnivel (s,p,d,f)
dessa forma:
1º) Na (Família IA, 3o período)
Como o sódio (Na) está na Família IA e no 3º Período, seu subnível mais energético é s1 e o átomo apresenta três níveis. Resumindo: 3s1 seria o término da sua distribuição.
2º) Cu (Família IB, 4o período)
Como o cobre (Cu) é da família IB e está no quarto período, seu subnível mais energético é o d9 e apresenta quatro níveis. Todavia, sempre que estivermos trabalhando com um elemento de subnível d, sua distribuição sempre terminará em um nível anterior. Isso ocorre porque, seguindo a ordem de energia do diagrama de Linus Pauling, para terminar em d, antes passamos pelo s do nível seguinte. Resumindo: a distribuição do cobre termina em 3d9.
3º) Nd (Família IIIB, 6o período / série dos actinídeos)
Como o Neodímio (Nd) é o quarto elemento da série dos actinídeos e está no sexto período, seu subnível mais energético é o f4 e apresenta seis níveis. Todavia, sempre que estivermos trabalhando com um elemento de subnível f, sua distribuição sempre terminará em dois níveis anteriores. Isso ocorre porque, seguindo a ordem de energia do diagrama de Linus Pauling, para terminar em f, antes passamos pelo s de dois níveis seguintes. Resumindo: a distribuição do neodímio termina em 4f4.
4º) Bk (Família IIIB, 7o período /série dos lantanídeos)
Como o Berquélio (Bk) é o nono elemento da série dos actinídeos e está no sétimo período, seu subnível mais energético é o f9 e apresenta sete níveis. Como já esclarecido no item anterior, por apresentar subnível f, sua distribuição terminará em dois níveis anteriores. Resumindo: a distribuição do berquélio termina em 5f9.
quanto ao periodo, ele é o número a frente do subnivel.