como a filosofia pode contribuir para a consciência social
Soluções para a tarefa
A Filosofia tem como base o pensamento, ou seja a utilização da razão. Assim, ela leva o ser a uma análise crítica de vários aspetos sociais, o levando a uma consciência reflexiva, o que faz com que ele não se submeta a arbitrariedades de governos tiranos ou injustiças, desrespeitos etc.
A Filosofia é um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade, a partir de desejos, anseios e aspirações humanas.
O filósofo sistematiza as aspirações dos seres humanos que dão sentido ao dia-a-dia, à luta, ao trabalho, à ação. Ninguém vive o dia-a-dia sem um sentido: para o seu trabalho, para a sua relação com as pessoas, para o amor, para a amizade, para a ciência, para a educação, para a política etc. Nós não “agimos por agir”, mas, sim, por uma certa finalidade.
E é finalidade da filosofia, contribuir para a consciência social, dando sentido a existência: buscar o bem da sociedade, lutar pela emancipação dos oprimidos, lutar pela emancipação de um povo etc.
Se nós não escolhemos qual é o sentido que vamos dar à nossa existência, a sociedade na qual vivemos nos imporá a sua.
E é certo que, o pensamento do setor dominante da sociedade tende a ser o pensamento dominante da própria sociedade, provavelmente aqueles que não buscam criticamente o sentido para a sua existência e de seus valores, assumirão esse pensamento dominante como o seu próprio pensamento.
Bons estudos!