Como a filosofia moderna de René Descartes pode nos ajudar com o problema das fake news na contemporaneidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos evitar as fake news, exercitando a dúvida hiperbólica e aplicando as regras do método cartesiano expostas no discurso sobre o método.
Explicação:
A primeira regra do método é a que exige que não aceitemos como verdadeiro o que não nos seja claro e distinto. Nesta regra, o filósofo nos alerta sobre os juízos precipitados e a prevenção, isto é, o preconceito. A segunda regra consiste em dividir cada uma das dificuldades que serão examinadas em tantas partes que sejam possíveis e necessárias para resolvê-las da melhor maneira. Terceira é ordenar o problema, deve-se começar pelas questões mais simples e os objetos mais fáceis de conhecer, para gradativamente e ordenadamente tratar dos objetos compostos e problemas mais complexos. Por último, devem-se fazer enumerações completas e revisões gerais de modo que nada seja omitido
Com o fácil acesso a internet que quase todo mundo possui hoje em dia, não é de se surpreender com o tamanho da velocidade de informações que estamos dispostos a absorver, muita das vezes compartilhamos sem saber se sua real fonte é ou não verdadeira. As famosas Fake News são um problema muito grande para a maioria, muitas pessoas começam a espalhar uma informação falsa sobre algo, e isso pode ser alarmante, causando muito desentendimento a população. Por isso a filosofia moderna de Descartes nos ajuda.
Um exemplo da nossa atualidade é a pandemia da covid 19, muitas fake news surgiram com a chegada das vacinas, várias pessoas dizem que essas vacinas estão matando ou causando efeitos colaterais diversos nos indivíduos, a filosofia entra para analisar e descartar se é ou não real a notícia repassada, seja por qualquer fonte de mídia vinda.
Devemos nos lembrar de que o filósofo defendia a praticidade da ciência. Isso significa que ele não via a ciência com um papel especulativo. Pensar nas fake news, em conjunto com essa temática, contribui para reforçar que as notícias devem ter compromisso com a realidade e não devem ser baseadas em simples especulações.