Como a família Real encontrou a sociedade brasileira?
Soluções para a tarefa
Olha se a monarquia não tivesse se transferido para cá, o nosso território, poderia está hoje fragmentado em pequenos países. A presença da realeza aqui foi importante para unificar e preservar a integridade nacional, pois antes de 1808 não havia a ideia de pertencer a um mesmo país, mediante a comunicação precária o Brasil era visto como grande imensidade, isso levou a ocorrerem, vários movimentos Nativistas contra cobranças de impostos (A Revolta de Becman),como também emancipacionista (Inconfidência Mineira).
Ficando por treze anos no Brasil, D. João tratou de fazer mudanças era necessário um ambiente parecido com o que era acostumado em Portugal. Logo tratou de reabrir o Banco do Brasil antes falido, atualmente é o embrião do sistema financeiro em nosso país. Como era grande apreciador das ciências naturais instalou coleção de plantas estrangeira e nacionais, considerada hoje como a maior da América do Sul fica no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Criou a Biblioteca Nacional oitava maior do Mundo, nasceu com 60 mil livros do acervo de D.João. Além de Instalar Universidades em Salvador de Medicina e no Rio de Janeiro de Engenharia propiciando comodidade apenas para os filhos da elite estudarem aqui, pois antes tinham que ir estudar na Universidade de Coimbra em Portugal.