Como a falta de maturidade pode afetar os beneficios provocados pela musculação
pro favor mim ajude
Soluções para a tarefa
envelhecimento é um processo natural da vida que acomete todos os seres humanos, e vem preocupando a população de modo geral, pela grande quantidade de problemas que lhe são correlatos.
A Atividade Física para a terceira idade (maturidade) é um meio de prevenir estes problemas causados pelo tempo, também podem trazer inúmeros benefícios e é vista como uma forma de prevenção dos distúrbios causados pelo envelhecimento. A capacidade funcional do ser humano declina com a idade e com o estilo de vida. Porém, esse declínio pode ser amenizado com a prática regular de exercícios físicos ao longo da vida. Os exercícios contribuem para a melhoria da capacidade funcional, mobilidade articular e motivação, assim como, uma evolução parcial em exercícios de coordenação onde se trabalha alongamento, manutenção de músculos dos membros inferiores e superiores; exercícios que trabalhem a capacidade de flexão, relaxamento, atividades lúdicas recreativas e de motivação, que visam causar o mínimo de lesão possível, pelo fato de serem atividades amenas aos idosos.
O número de idosos tem crescido em nosso país, e eles possuem uma grande necessidade pelos serviços da saúde que possuem baixas respostas a estes serviços, e esta situação coloca os profissionais de Educação Física numa posição de responsabilidade pelo bem-estar e pela montagem dos programas de exercício para esta população (CAMPOS, 2001).
O processo de envelhecimento varia bastante entre as pessoas e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. O envelhecimento é um fenômeno fisiológico, pois ocorre com todo ser humano, e se caracteriza por ser um processo progressivo. Em outras palavras, o envelhecimento não é patológico, pois acontece com todo ser humano.
O processo de envelhecimento varia bastante entre as pessoas e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. O envelhecimento é um fenômeno fisiológico, pois ocorre com todo ser humano, e se caracteriza por ser um processo progressivo. Em outras palavras, o envelhecimento não é patológico, pois acontece com todo ser humano. A senilidade é patológica e, portanto, não necessariamente acompanha o envelhecimento. Nesse caso o organismo deixa de ser auto-suficiente para as tarefas cotidianas, como ir ao banheiro, por exemplo.