Como a evolução dos cavalos pode ser explicada pela seleção natural ?
Soluções para a tarefa
Essa é uma questão um pouco complicada, mas tentarei ser breve e resumir um pouco.
Processo Seletivo: podemos citar a questão de que os ancestrais pré-históricos dos cavalos modernos eram, obviamente, um pouco diferentes dos de hoje em dia. Alguns AC (uma sigla que fiz para simplificar a palavra "Ancestrais dos Cavalos) escolhiam parceiros entre si para a reprodução.
Era a genética de cada AC que condicionava o melhor descendente entre si, ou seja, se um AC, com uma genética boa, aleatoriamente, encontrasse outro AC também com uma boa genética, o resultado da cruza seriam descendentes melhores. Assim, os que tinham filhotes mais fracos, provavelmente eles não conseguiam, pelo menos parte deles, sobreviver aos grandes predadores. Já os que nasciam mais fortes, duravam mais e passavam sua genética pra frente. Com o passar de milênios, a variabilidade genética junto ao distanciamento geográfico das espécies, foi dando origem a especiação (processo modificador de uma mesma espécie a partir do distanciamento geográfico e variabilidade genética, dando origem à novas espécies pertencentes a mesma famílial).
Mutações Deletérias: Além da seleção natural e especiação, houve também as mutações deletérias. Essas mutações estão presentes em todos os seres vivos, desde muito tempo, e o estudo a respeito dessas mutações envolve um grande debate, pois infere a respeito do passado, e às vezes até contradiz alguns pressupostos estabelecidos pela ciência hoje em dia.
Como ocorre uma mutação deletéria?
Por exemplo: o urso polar na verdade já foi o urso marrom, porém, devido a mutações deletérias ao longo das suas gerações (seleção natural e especiação), o urso marrom foi perdendo a pigmentação marrom em seus pelos, ficando, assim, brancos. Também perdeu capacidades de reservas de gorduras, assim precisando se alimentar de animais que sejam ricos nisso. E etc.
Mutações deletérias causam perdas em alguns atributos nos seres vivos, o que pode ser desvantajoso, mas também pode ajudar, como é o caso do urso polar que pode se camuflar na neve.
Assim também ocorreu com os AC, onde além da seleção natural e especiação, as mutações deletérias contribuíram para o surgimento de novas características nos cavalos, dando origem a novas espécies conhecidas.