História, perguntado por miriamvieiradejesus8, 9 meses atrás

como a escravidão agia sobre o capitalismo mercantilista​

Soluções para a tarefa

Respondido por tainagab
0

Resposta:RESUMO

Apoiando-se em estudos historiográficos que a partir dos anos 1980 empreenderam uma ampla revisão da história social do trabalho no Brasil, o artigo apresenta algumas hipóteses sociológicas sobre a permanência de traços estruturais do passado escravista no processo de construção da sociabilidade capitalista no país. Esse legado compreenderia uma percepção rebaixada do trabalho manual, uma imagem depreciativa do negro e mesmo do elemento nacional como trabalhadores, uma indiferença das elites quanto às maiorias pobres e uma hierarquia social extremamente rígida. Segundo o autor, esse quadro de inércia estrutural ditou os parâmetros gerais da reprodução do trabalho livre nos primórdios da ordem capitalista no Brasil.

Explicação:

Respondido por belinhaoliver2004
0

Resposta:

A relação entre o surgimento do racismo e o desenvolvimento do capitalismo, é fundamental virarmos os olhos para a escravidão negra, o tráfico de escravos e alguns aspectos da ideologia surgida para justificar esse lucrativo negócio.

O próprio Estado adquire funções mais centralizadoras. Marx resume assim esse momento: “A descoberta de ouro e prata na América, a extirpação, a escravização e o sepultamento em minas da população indígena daquele continente, o início da conquista e do saque da Índia e a transformação da África numa reserva de caça comercial aos negros são fenômenos que caracterizam a aurora da era da produção capitalista. Estes acontecimentos idílicos sãos os principais momentos da acumulação primitiva. Segue em seus calcanhares a guerra comercial das nações europeias que teve o mundo como campo de batalha. (...)

Ao contrário, “A escravidão não nasceu do racismo: pelo contrário, o racismo foi consequência da escravidão”

O racismo da nossa sociedade capitalista se expressa através de uma quantidade de números e dados. Alguns deles: segundo o IPEA, a expectativa de vida dos negros é de 66 anos, contra 76 anos da população branca; as taxas de desemprego são 50% superior entre negros; de acordo com o IBGE, o salário dos negros foi 57,4% o dos brancos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes