Como a energia entra no sistema e como ela sai do sistema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Leis da termodinâmica
Explicação:
Sistemas e meios:
Termodinâmica em biologia refere-se ao estudo das transferências de energia que ocorrem em moléculas ou conjuntos de moléculas. Quando nós estamos discutindo termodinâmica, o ítem específico ou conjunto de ítems que nós estamos interessados (que poderia ser algo tão pequeno quanto uma célula, ou tão grande quanto um ecosistema) é chamado de sistema, enquanto que tudo que não está incluso no sistema nós então definimos como meio.
Por exemplo, se você está aquecendo uma panela de água no fogão, o sistema pode incluir o fogão, o pote, a panela e a água, enquanto o meio é todo o resto: o resto da cozinha, a casa, a vizinhança, o país, planeta, galáxia e universo. A decisão do que se define como sistema é arbitrária (depende do observador), e dependendo do que você quer estudar, você poderia da mesma forma fazer com que a água, ou a casa inteira, sejam parte do sistema. O sistema e o meio, juntos, formam o universo.
Existem três tipos de sistemas na termodinâmica: aberto, fechado e isolado.
Um sistema aberto pode trocar tanto energia quanto matéria com o meio. O exemplo do fogão dado anteriormente seria um sistema aberto, pois o calor e o vapor d'água podem ser perdidos para o ar.
Um sistema fechado, por outro lado, pode trocar apenas energia com o meio, mas não pode trocar matéria. Se colocarmos uma tampa bem fechada na panela do exemplo anterior, ela estaria mais próximo de um sistema fechado.
Um sistema isolado não pode trocar nem matéria, nem energia com seu meio. Um sistema perfeitamente isolado é bem difícil de se encontrar, mas um cooler com tampa é conceitualmente similar a um verdadeiro sistema isolado. Os itens dentro do sistema podem trocar energia um com o outro, por isso a bebida fica gelada e o gelo derrete um pouco, mas eles trocam pouquíssima energia (calor) com o meio externo.
Você, assim como os outros organismos, é um sistema aberto. Quer você pense sobre isso ou não, você está constantemente trocando energia e massa com seu meio. Por exemplo, vamos supor que você come uma cenoura, ou levanta um cesto de roupas sujas, ou simplesmente expira e libera gás carbônico na atmosfera. Em cada um desses casos, você está trocando energia e massa com seu ambiente.
Trocas energéticas que acontecem em criaturas vivas devem seguir as leis da física. Nesse sentido, elas não são diferentes das transferências de energia que acontecem, digamos, num circuito elétrico. Vamos olhar mais de perto como as leis da termodinâmica (leis físicas da transferência de energia) se aplicam aos seres vivos como você.