Como a energia elétrica chega até a nossa casa passo a passo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
De maneira resumida:
A energia sai da usina direto para estações de transmissão, onde passa por transformadores que aumentam sua voltagem. Em seguida, segue pelas linhas de alta tensão. Linhas de transmissão Torres de alta tensão levam a eletricidade por longas distâncias.
Explicada:
- A energia elétrica pode ser produzida de várias formas: usinas hidroelétricas, usinas termoelétricas a gás natural ou carvão mineral, usinas de cogeração com bagaço de cana, usinas nucleares, usinas eólicas, usinas fotovoltáicas entre outras.
- Depois de produzida, a energia elétrica vai para as cidades através das linhas e torres de transmissão de alta tensão. Essas linhas e torres são aquelas que você pode ver nas estradas, que levam a energia por longas distâncias.
- Quando a eletricidade chega às cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua.
- Antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida, ela vai para a caixa do seu medidor de energia elétrica, que é o seu relógio de luz. É ele que mede o consumo de energia de cada residência.
A energia elétrica está sujeita as interrupções. Durante todo esse caminho, as linhas de transmissão e as redes de distribuição estão sujeitas aos raios, às tempestades e aos ventos fortes. Galhos de árvores também chegam a tocar os cabos elétricos em vários pontos da rede.
Fontes: Site CPFL, Site Nova Escola.
Frase do dia para você se inspirar:
"Quanto maior for o esforço no estudo menores serão as chances de fracasso na vida."
Bons estudos!
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás