Como a efervescencia cultural Franvesa influenciou o desenvolvimento artístico no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Como se sabe o legado da França no Brasil, nos serviu de modelo de civilização em todos os setores e níveis da sociedade. Nossa relação com os franceses não nasceu de regras comuns, uma vez que não fomos colonizados por eles, mas até mesmo para os portugueses, a França servia de inspiração. Culturalmente podemos encontrar raízes muito diversas em nosso cotidiano, no conjunto de significados que envolve as práticas sociais dos brasileiros, a comida, a música, a cultura oral, a dança...
Os intelectuais franceses sofreram imediatamente o impacto da descoberta de uma sociedade do outro lado do Atlântico. É importante resaltar que, houve uma boa época na frança que ressaltou todos os seus anseios. Logo, começou-se a pensar em como transformá-la em uma sociedade organizada. Por 100 quase 100 anos, eles disputaram o Brasil com os lusitanos.
No século XIX, nosso país era muito limitado culturalmente e artisticamente. Veio ao Brasil, então, uma missão artística francesa, com o objetivo de enriquecer as produções artísticas locais. A missão era composta por artistas que perderam seus empregos com a queda do império de Napoleão.
Já no século XX, dadas nossas condições sanitárias precaríssimas, começou um processo de urbanização e higienização. O urbanismo com “jeito francês” trouxe o modelo das grandes avenidas como conhecemos hoje. No campo da saúde publica, vale lembrar a obra sanitarista de Oswaldo Cruz, que resultou de seus estudos sobre o desenvolvimento da bacteriologia no Instituto Pasteur, de Paris.