como a educação pode atuar na superação dos preconceitos e desigualdades no mundo contemporâneo
Soluções para a tarefa
A desigualdade social é um problema que assola a sociedade brasileira há muitas décadas, mas não ocorre apenas no Brasil, o mundo vive um momento de extrema desigualdade, o que acarreta em uma série de preconceitos. Acreditar que se vive no Brasil de forma igualitária, conforme prevê a Constituição da República é uma mera utopia, pois as desigualdades estão em toda parte, desde a base, na educação (ou falta dela), até as oportunidades de trabalho, moradia, saúde.
Em decorrência de tamanha desigualdade, o preconceito ainda é um câncer nos dias atuais. Tal processo também pode ser visto de forma inversa, ou seja, o preconceito também pode desencadear a desigualdade social.
Neste sentido, acredita-se que a única forma de superar esta crise de identidade cultural, desencadeada por tanta desigualdade e indiferença, é por meio da educação. Através dela os pais devem ensinar seus filhos a respeitar o próximo, bem como apresentar princípios que promovem a igualdade entre todos, como por exemplo: dividindo o que tem, doando brinquedos que não usam mais, ou agasalhos, dentre tantas coisas.
Já nas escolas, o posicionamento deve ser o mesmo, a educação pode ser voltada à promoção de políticas que combatam o preconceito e a desigualdade, aceitando crianças com algum tipo de deficiência dentro do convívio das crianças sem estas deficiências, bem como visando a prática de eventos solidários, para ajudar pessoas carentes.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/22982904#readmore